Curso de fundamentos gramaticais para estudo do latim

Novembro e dezembro de 2022.
por Leticia
Publicado: 19/10/2022 - 10:43
Última modificação: 05/12/2022 - 10:33

Este curso introdutório para estudo de latim objetiva abordar e discutir elementos da gramática tradicional da língua portuguesa considerados importantes para a reflexão posterior sobre a língua latina. Será ofertado para a comunidade interna e externa, com metodologia que faculte a troca de saberes sobre função sintática, caso, classe gramatical, declinação e conjugação, estrutura morfológica e uso do dicionário de latim. O curso destina-se a interessados em solidificar conhecimentos gramaticais em língua portuguesa e debater sobre eles em paralelo com o aprendizado de fundamentos da língua latina, tendo como público-alvo professores de língua, interessados em aprender futuramente o latim, estudantes de Letras, Filosofia e Tradução, entre outros. Não se trata de um curso estritamente de Língua Latina, mas sim voltado para a reflexão metalinguística e gramatical que perpassa o estudo de latim, bem como para a troca de conhecimentos sobre o assunto.

Serão 8 encontros ao longo dos meses de novembro e dezembro de 2022, às segundas e quartas-feiras, das 17h às 18h. Datas: 07/11, 09/11, 16/11, 21/11, 23/11, 30/11, 07/12 e 12/12.

Atividade gratuita e presencial no Campus Santa Mônica da UFU – SALA 5O- A 206.

Serão emitidos certificados para os participantes com, no mínimo, 75% de frequência.

Coordenação e organização: Profa. Júlia Batista Castilho de Avellar

Ministrantes e organizadores:

- Helen Carolina de Mesquita;

- João Pedro Monteiro Pajaro;

- Júlia Gomes Araújo Zampiere;

- Lara de Paula Silva;

- Larissa Natálie de Souza;

- Maria Júlia Freitas Bezerra.

Vagas: 35 vagas.

Carga horária do curso: 8h.

Local: Av. João Naves de Ávila, 2121 – Campus Santa Mônica – Universidade Federal de Uberlândia. Sala 5O - A 206.

Inscrições: https://www.ileel.ufu.br/cecle/sistema/login/page-login.php, de 20/10/2022 a 04/11/2022.

Contato: fundamentalatina@gmail.com

Agradecimentos

- ao Colegiado de Extensão do Instituto de Letras e Linguística/UFU;

- à Coordenação de Extensão e Educação Continuada em Letras/UFU;

- ao Instituto de Letras e Linguística/UFU;

- à Letícia Brito, pelo apoio técnico da secretaria de extensão do ILEEL.