Introdução à mitologia greco-latina: Figuras femininas

abril, maio, junho/2023
Publicado: 24/03/2023 - 14:23
Última modificação: 25/07/2023 - 16:08

Inspirado pelas obras Heroides e Metamorfoses, de Ovídio, este projeto propõe rodas de conversas introdutórias sobre mitologia greco-latina, abertas à comunidade externa e gratuitas, com foco em heroínas e personagens femininas de obras literárias da Antiguidade, para dar visibilidade à figura da mulher. Busca ampliar a formação leitora dos inscritos e estimular a discussão de textos clássicos, em debates com interação dialógica entre comunidade acadêmica e sociedade, de modo interdisciplinar, relacionando textos antigos com obras posteriores conhecidas pelo público (pintura, escultura, cinema). Propõe não só a disseminação de conhecimentos desenvolvidos na universidade, ao articular ensino-pesquisa-extensão e envolver várias áreas (literatura, filosofia, história, arte), mas também o aprendizado com os saberes trazidos pela comunidade.

A ação terá duração de 25h, com encontros semanais (abril, maio, junho/2023) no campus Santa Mônica. Parte da carga horária destina-se à leitura prévia de obras indicadas, para o público poder discuti-las e compartilhar suas impressões nos encontros, estimulando-se a interação dialógica. Os encontros serão conduzidos pela coordenadora do projeto, por graduandos em Letras, Tradução e Filosofia sob sua orientação na ação e, no encerramento (online), por membros externos convidados. A ação busca ainda contribuir para a atuação docente, formação cidadã e realização de pesquisa pelos graduandos UFU da equipe de trabalho, que, sob orientação da coordenadora, elaborarão materiais para apresentação e discussão nos encontros. Tem como público-alvo membros da comunidade interna e externa interessados em conhecer e debater sobre mitologia greco-latina.

Serão 10 encontros ao longo dos meses de abril, maio e junho de 2023, às quartas-feiras, das 17h às 18h20.

Sala 5O-A 206 (no dia 12/04, será na sala 5O-A 207). Em Maio sala 5O-A 206.

Atividade gratuita e presencial no Campus Santa Mônica da UFU –

O encontro de encerramento, no dia 07/06/23, será online.

Coordenação e organização: Profa. Júlia Batista Castilho de Avellar

Cronograma:

1- 05/04/2023: Abertura: Mitologia via Ovídio: figuras femininas nas Heroides  e Metamorfoses - Júlia Batista Castilho de Avellar (Professora ILEEL/UFU).

2- 12/04/2023: Deusas olímpicas - Júlia Gomes Zampiere (Graduanda em Tradução/UFU) e Lara de Paula Silva (Graduanda em Letras/UFU)

3- 19/04/2023: Dido – Júlia Batista Castilho de Avellar (Professora ILEEL/UFU)

4- 26/04/2023: Medeia – Sofia Costa de Oliveira (Graduanda em Letras/UFU) e Lara de Paula Silva (Graduanda em Letras/UFU)

5- 03/05/2023: - Penélope - Lara de Paula Silva (Graduanda em Letras/UFU)

6- 10/05/2023: Fedra - Júlia Gomes Zampiere (Graduanda em Tradução/UFU)

7- 17/05/2023: Dejanira –  Júlia Gomes Zampiere (Graduanda em Tradução/UFU)

8- 24/05/2023: Ninfas (Dafne e Pomona) - Sofia Costa de Oliveira (Graduanda em Letras/UFU)

9- 31/05/2023: Medusa – Sofia Costa de Oliveira (Graduanda em Letras/UFU)

10- 07/06/2023: Mesa-redonda de encerramento (online):

O Projeto Compêndio Histórico de Mulheres da Antiguidade e o verbete Lâmias e Empusas - Semíramis Corsi (História/UFSM)

“... uma tênue flama sob a pele se espalha...”: Traços de uma tradição poética de mulheres na Antiguidade - Rafael Silva (Doutor em Letras/UFMG)

Moderação: Júlia Avellar (ILEEL/UFU)

Apoio na organização: Larissa Natálie de Souza (Graduanda em Letras/UFU)

Vagas: 40 vagas.

Carga horária: 25h.

Parte da carga horária destina-se a atividades de leitura prévia de obras indicadas.

Local: Av. João Naves de Ávila, 2121 – Campus Santa Mônica – Universidade Federal de Uberlândia.

Inscrições: https://forms.gle/SCQ3RMQC5BKfQzrz7, de 23/03/2023 a 03/04/2023.
Inscrições para o encerramento online: https://forms.gle/km5zRVT9on6v6MySA, de 17/05/2023 a 04/06/2023.

Contato para dúvidas: fundamentalatina@gmail.com

- ao Colegiado de Extensão do Instituto de Letras e Linguística/UFU;

- à profa. Fernanda Ribas, coordenadora do Colegiado de Extensão do ILEEL;

- ao Instituto de Letras e Linguística/UFU;

- à Letícia Brito, pelo apoio técnico da secretaria de extensão do ILEEL.