"Tragédias de Sêneca: leituras e interpretações"

por Alinne
Publicado: 09/01/2024 - 15:54
Última modificação: 09/01/2024 - 16:32

A ação “Tragédias de Sêneca: leituras e interpretações” propõe realizar apresentações, como indicado, de tragédias de Sêneca, escritor romano do século I d.C. Para isso, objetiva-se apresentar 4 tragédias desse escritor, a saber, Tiestes, Hércules Furens, As Troianas e Medeia. Sêneca é uma das figuras mais importantes da sua época, ativo participante do mundo político e escritor de textos filosóficos e trágicos. Chegaram a nós nove tragédias e sua leitura, com a ideia de que a obra cultural é produto de um contexto, é muito importante para que se produza sentido e que se conheça momento histórico relevante. Assim, uma ação como esta se torna também relevante para aqueles que estão em processo de formação, bem como para aqueles que já estão em atuação no campo escolar; logo o público-alvo da ação abarca membros da comunidade interna (discentes de graduação e pós-graduação) e membros da comunidade externa (professores já em atuação na escola básica, interessados em cultura antiga, e aqueles que desejam trocar conhecimentos, complementar e aumentar sua visão a respeito do mundo clássico antigo). Além de ampliar a formação leitora, objetiva promover a interação dialógica entre o público externo e interno, levando-os a protagonizar um debate sobre a permanência de estruturas do texto antigo e a reverberação delas na sociedade. O impacto da ação na formação de discentes da graduação deve, também, fazer-se notar quando ministrantes graduandos conduzirão parte dos encontros, mediante pesquisa teórico-literária orientada. Com o conhecimento das estruturas narrativas mitológicas e das paixões oriundas das tragédias propostas, a comunidade externa poderá assim ampliar os efeitos dos textos lidos com o que vivencia na sua experiência do dia a dia. Os encontros serão presenciais, em sala a definir, no campus Santa Mônica da UFU. São 30 vagas disponíveis.

Atividade presencial no campus Santa Mônica em sala a ser indicada aos inscritos até dia 06/02/2024.

Serão 4 encontros seguindo o semestre letivo, e em cada encontro uma tragédia de Sêneca será estudada. Os encontros serão às quartas-feiras, de 14h as 16h30.

Inscrições: 15/01/2024 a 06/02/2024 pelo e-mail fredericosousa@ufu.br

A atividade é gratuita.