Grupo

Grupo de Apoio ao Estudante do ILEEL (GAE)

GAE
por Portal ILEEL
Publicado: 02/06/2021 - 11:23
Última modificação: 18/05/2022 - 11:24

1 . SOBRE O GAE

Os estudantes universitários têm sido cada vez mais acometidos por transtornos como depressão e ansiedade, que se agravam com a rotina acadêmica e as incertezas sobre seu futuro. Com a epidemia, o sofrimento mental e os problemas psicológicos vêm se alastrando entre o público jovem, acarretando dificuldades em sua vida pessoal e em seu desempenho acadêmico. O último relatório da (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) de 2014 analisou mais de 900 mil estudantes em todo país, revelando um aumento nos relatos de sofrimento mental e nas tentativas de suicídio entre os estudantes. É sabido que o ambiente acadêmico pode se tornar um estopim para quem tem predisposição a problemas psicólogicos. O sofrimento e a ausência de uma rede de apoio podem acarretar dificuldades e até mesmo o afastamento da vida social e acadêmica e, em casos extremos, levar a atitudes extremas, como o suicídio. Diante desse cenário, este projeto tem por objetivo oferecer um espaço de escuta e acolhimento para as angústias e o sofrimento vividos pelos alunos do ILEEL - UFU, na forma de rodas de conversa semanais.

A universidade pública tem observado a necessidade de acolher os estudantes e escutá-los sobre suas questões pessoais que ultrapassam os trâmites exclusivamente acadêmico-administrativos e, na mesma medida, a necessidade de propor ações que atendam aos estudantes, de graduação e de pós-graduação se impõe. Diante dessa realidade, o ILEEL Criou em 20 de agosto de 2019 o GAE – Grupo de Apoio ao Estudante do ILEEL, composto por representantes de cada Coordenação de Curso de Graduação e de pós-graduação, representantes dos técnicos administrativos, representantes de alunos de graduação e de pós-graduação, e representantes do Programa de Educação Tutorial do Curso de Letras – PET .

2 . OBJETIVOS

Os objetivos do GAE são:

Contribuir para a implementação de políticas institucionais que propiciem ao corpo discente da UFU as condições de permanência, êxito no percurso formativo e conclusão de curso, bem como de desenvolvimento integral dos/as estudantes.

Propor ações que visam a escutar os estudantes em suas demandas relacionadas ao sofrimento psíquico tais como Espaço de escuta e Espaço de Acolhimento.

3 . AÇÕES

O GAE se dispõe a atuar em frentes de ações que envolvem:

Assessoria:

Contribuir com iniciativas institucionais no que diz respeito às políticas de assistência aos estudantes da UFU.

Apoiar os estudantes em sua formação acadêmica integral, e acompanhar problemas de ordens diversas que a envolvem.

Participar da elaboração, coordenação e avaliação dos projetos e das ações demandadas pela PAE – Programa de Assistência ao Estudante.

Propor e executar atividades de integração, acolhimento, cuidado e atenção em saúde mental.

Acompanhamento do/a discente:

Acolher/orientar individual ou coletivamente os/as estudantes acerca de seus direitos e deveres.

Encaminhar os/as estudantes a instâncias que disponibilizam serviços e recursos sociais disponíveis na instituição, bem como a instituições externas que executam políticas públicas.

Acompanhamento em Saúde mental:

Orientar o corpo discente sobre o acesso aos serviços que compõem a Rede de Saúde Mental da UFU e da Saúde Mental pública e privada.

Colaborar com a criação de instrumentos que visem disseminar as Informações em Saúde Mental.

Ações em desenvolvimento:

Espaço de escuta: Partindo da constatação de que tem havido um aumento nas queixas relacionadas ao sofrimento mental com efeitos diretos na vida pessoal e acadêmica dos alunos do ILEEL-UFU e considerando o impacto que a saúde mental tem no desenvolvimento social, acadêmico e profissional dos estudantes, percebeu-se a necessidade de se estabelecer um espaço de escuta, através de rodas de conversa, para que a comunidade acadêmica sinta-se cuidada e acolhida, oferecendo apoio para aqueles que o desejarem. O objetivo do Espaço de Escuta oferecer um espaço de escuta e acolhimento em saúde mental para os alunos do ILEEL -UFU, a fim de possibilitar a expressão de angústias, dificuldades e sentimentos na tentativa de minimizar o sofrimento mental no espaço acadêmico.

Coordenação:
Sybele Macedo - sy.macedo@gmail.com
Stella Menezes - stella.menezes76@gmail.com

Espaço de acolhimento: O GAE oferece aos estudantes de Letras (de Graduação e Pós Graduação) um Espaço de Acolhimento individualizado que tem o intuito de propiciar uma escuta sobre assuntos acadêmicos e/ou sobre dificuldades decorrentes do momento adverso que estamos vivendo. Aqueles que precisarem desse espaço poderão agendar seu horário via formulário

4 . MEMBROS DO GAE

Prof. Ernesto Sérgio Bertoldo (Coordenador)
Profa. Dra. Carolina Duarte Damasceno Ferreira 
Profa. Dra. Silvana  Maria de Jesus 
Prof. Dr. João Carlos Biella 
Prof. Dr. Carlos Augusto de Melo 
Profa. Camila Soares López 
Profa. Cristina Dayana Gutierrez
Profa. Dra. Eliamar Godoi
Brenda leal (PET)
Discente Stella Ferreira Menezes 
Psicanalista Sybele Macedo

5 . CONTATO

Email: gae@ileel.ufu.br
Instagram: https://www.instagram.com/gae.ileel.ufu

6 . SITES IMPORTANTES

Projeto PROTEGER-SE
SERVIÇOS DE APOIOPSICOLÓGICO ONLINE
http://www.proae.ufu.br
https://www.facebook.com/porumaclinicapoetica/
https://pensesus.fiocruz.br/saude-mental
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z-1/s/saude-mental
https://www.saude.mg.gov.br/saudemental
https://www.cvv.org.br

Pontos de Atendimento Psicológico Gratuito:

https://www.uberlandia.mg.gov.br/prefeitura/secretarias/saude/saude-mental/ (mapa da saúde mental Uberlândia (SUS)
http://www.ip.ufu.br/servicos/clinica-psicologica (Instituto de Psicologia -UFU)
https://fatra.edu.br/clip/ (Clínica de psicologia Fatra)
Clínica de Psicologia da Pitágoras Uberlândia: 34-3292-1991

7 . AGENDA

As demandas da vida acadêmica, somadas ao desgaste, preocupações e incertezas do momento que estamos vivendo podem ser fontes de mal-estar, sofrimento e angústia. Pensando nisso, o GAE (Grupo de Apoio ao Estudante) vem oferecer novamente um dispositivo de escuta e acolhimento no formato de rodas de conversa, em ambiente online, voltadas para a comunidade universitária do ILEEL/UFU. 
Dúvidas e Inscrições: sy.macedo@gmail.com 
stella.menezes76@gmail.com




A Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (DIPAE) e a Diretoria de Inclusão, Promoção e Assistência Estudantil (DIRES) da Proae organizaram diversas ações exclusivas para graduandos da UFU. Essas atividades foram elaboradas pelo Dr. Aluísio José Alves e Dr. Antônio Neto Ferreira dos Santos e têm como foco ajudar os (as) estudantes a gerirem melhor seu tempo acadêmico e planejar seus estudos.

Algumas ações acontecem de forma remota, enquanto outras presencialmente. Além disso, as inscrições devem ser feitas on-line. Confira informações sobre cada curso abaixo:

1) Projeto de Atividades Online para Estudantes Universitários;

Propõe uma roda de conversa online para apresentar e criar situação didático-pedagógica que auxilie os estudantes a refletirem sobre planejamento de estudos e administração eficaz do tempo.


Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1_i2zjH4cG5YHKmuEOLsh63nFFrq8enzKBglsDuOUvEk/edit?usp=sharing

Data de início: 12 de maio

Local: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/igualufu_apoio-pedagogico_03


 2) Projetos gestão do tempo para estudantes universitários (presencial)

Este curso aprofundará a temática da gestão do tempo na perspectiva do projeto de vida individual e a conexão deste com os estudos na universidade.


Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/13z6LzpnMKE1XR1W8IhMwX0nMzyDyrHHJ3Ccf-pzsDf0/edit?usp=sharing

Data de início: 1º de junho

Local: sala 125, do bloco 3E, no Campus Santa Mônica.


3) Projeto de apoio pedagógico e educacional

 Busca apresentar de forma encadeada e sequencial, ferramentas de apoio para a construção de planos de estudos plausíveis e exequíveis, por meio da realização de workshops.

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1GRKpYsKA6I-cPLMMMyw_p128FbVg60yFX_LqzfH2WZA/edit?usp=sharing

Data de início: 5 de setembro

Local: bloco 5O-E do Campus Santa Mônica

 Todos os participantes das ações receberão certificados disponibilizados na plataforma do Sistema de Informação de Assuntos Estudantis (Siae).

Coordenador(a): Ernesto Sérgio Bertoldo