PET

E-mail: valeskasouza@ufu.br

E-mail dos Petianos

E-mail: petletufu@gmail.com

O horário é flexível, conforme a disponibilidade dos alunos.

Para saber mais sobre o PET acesse https://petletrasufu.weebly.com/

CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA

O Programa de Educação Tutorial (PET) constitui-se em programa de educação tutorial desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, que tem por objetivos:

• Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;
  • Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação;
  • Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;
  • Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país;
  • Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior.

São deveres do aluno bolsista e do aluno não bolsista:

• Zelar pela qualidade acadêmica do PET;
  • Participar de todas as atividades programadas pelo professor tutor;
  • Participar durante a sua permanência no PET em atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • Manter bom rendimento no curso de graduação;
  • Contribuir com o processo de formação de seus colegas do curso e da UFU;
  • Publicar ou apresentar em evento de natureza científica um trabalho acadêmico por ano, individualmente ou em grupo;
  • Fazer referência à sua condição de membro do PET nas publicações e trabalhos apresentados;
  • Cumprir as exigências estabelecidas no Termo de Compromisso.

BOLSA E CONDIÇÕES DE PERMANÊNCIA

O aluno bolsista e o não bolsista farão jus a um certificado de participação no PET após o tempo mínimo de um ano de participação efetiva e comprovada no Programa. A emissão do certificado só será feita após a apresentação de relatório por parte do aluno junto ao tutor.

O aluno não bolsista terá prioridade para substituição de um aluno bolsista, desde que preencha os requisitos para ingresso no PET à época da substituição.

Após o ingresso no PET, o aluno poderá ter no máximo uma reprovação, ou seja, duas ou mais reprovações implicarão no desligamento do discente.