Acontece

PEC-PLE 2025 - PROGRAMA ESTUDANTE CONVÊNIO – PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

by Fernando Oliveira
Published: 04/12/2024 - 15:40
Last modification: 04/12/2024 - 15:42

O Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia tem a grata satisfação de informar que a proposta submetida ao MEC para adesão ao Programa foi selecionada e que já receberá os primeiros estudantes PEC-PLE em 2025. A seguir, algumas informações pertinentes.

O Programa de Estudantes-Convênio de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE) visa assistir o estudante estrangeiro que vem ao Brasil para cursar Graduação através do PEC-G. 
Todos os candidatos precisam comprovar proficiência em língua portuguesa para ingressar no PEC-G. Uma das formas é obter o certificado do Celpe-Bras, o exame oficial brasileiro de proficiência em português. As provas acontecem em vários países, inclusive no Brasil.  

Caso o estudante precise do certificado do Celpe-Bras para participar do PEC-G e não puder fazer o exame no seu país, deverá se inscrever no Programa de Estudantes-Convênio de Português como Língua Estrangeira PEC-PLE, além do PEC -G.   
No PEC-PLE, o primeiro ano do estudante no Brasil é destinado a realizar o curso gratuito de língua portuguesa e cultura brasileira para obter o certificado do Celpe-Bras. Depois de obter o certificado, poderá iniciar seu curso de graduação no PEC-G.

O programa se destina à formação e à qualificação de estudantes estrangeiros por meio da oferta de vagas gratuitas em cursos de português como língua estrangeira em instituições de ensino superior brasileiras. No PEC-PLE, você passará seu primeiro ano no Brasil fazendo um curso gratuito de língua portuguesa e cultura brasileira para obter o certificado do Celpe-Bras. Depois de obter o certificado, você poderá iniciar seu curso de graduação no PEC-G. 

Criado em 1965, o PEC completará 60 anos em 2025 e é um dos mais antigos e importantes instrumentos de política externa e de apoio à internacionalização das instituições de educação superior brasileiras. Sem pretender exclusividade, a iniciativa facilita o acesso das instituições participantes a candidatos estrangeiros ao oferecer a rede de postos do MRE no exterior como ponto de divulgação, de contato e de coleta da documentação dos estudantes interessados. A Portaria Interministerial nº 7/2024, modernizou o programa a fim de atrair mais estudantes estrangeiros para o Brasil. 

A Portaria, que complementa o Decreto nº 11.923/2024, busca modernizar o programa e atrair mais estudantes estrangeiros para o Brasil. Dessa forma, visa contribuir para a internacionalização das instituições de educação superior participantes e para a promoção da cooperação educacional como política de Estado. 

Os calendários e os processos seletivos do PEC-G e do PEC-PLE serão regulamentados por edital do MEC, em articulação com o MRE. Antes da publicação do edital, o MEC solicitará às instituições de educação participantes que informem os totais de vagas que pretendem ofertar para cada uma das modalidades, com a indicação dos turnos de funcionamento das vagas.

No Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, a partir de 27 de janeiro de 2025, teremos duas semanas para recepção dos candidatos selecionados para o PEC-PLE, ambientação, orientação, registros e apresentações. 

O Curso de Português Língua Estrangeira, em preparação para o Celpe-Bras, terá início em 10 de fevereiro de 2025. Terá carga horária semanal de 16 horas, ao longo de 10 meses, totalizando 640 horas.