III Fórum Novembro Branco e Vermelho: saúde da audiovisão e acessibilidade

por Leticia
Publicado: 01/11/2023 - 09:27
Última modificación: 01/11/2023 - 09:27

O presente projeto propõe a realização de um evento voltado às pessoas com surdocegueira, a seus familiares, a profissionais de diferentes áreas sociais e educacionais principalmente das áreas da saúde e das áreas relacionadas a promoção de acessibilidade, bem como a qualquer cidadão e/ou profissional interessados no tema, visando proporcionar e desenvolver conhecimentos relacionadas à temática. Conscientizar a comunidade em geral acerca de questões relacionadas à surdocegueira. Neste evento, buscamos problematizar questões relacionadas às áreas de saúde da audiovisão, sobretudo a da Síndrome de USHER e de acessibilidade por meio do uso de cão de serviço (cão-guia). Possibilitaremos momentos de convivência e de interação (troca de saberes), entre profissionais da área, pessoas surdocegas, docentes e discentes da UFU e de outras instituições (participantes externos), bem como entre os profissionais de diferentes áreas interessadas na temática criando oportunidade de vínculos e intercâmbios de experiências, buscando a interação dialógica ao envolver a comunidade acadêmica (servidores e alunos) com a sociedade, o que facilitará a troca de experiências e de conhecimentos para o contato com questões relacionadas à surdocegueira, considerando que, tanto na comunidade interna da UFU, quanto na comunidade externa, há pessoas que apresentam a condição de surdocegueira. O evento poderá contribuir ainda para a formação dos discentes da UFU por meio da participação ativa e efetiva, que será integrada ao currículo como atividade complementar, possibilitando um momento interprofissional e interdisciplinar, o que poderá proporcionar mudanças na própria instituição e também nos diversos setores da sociedade a partir da construção de novos conhecimentos, articulados aos processos de ensino, extensão e pesquisa. PÚBLICO ALVO: pessoas com surdocegueira; familiares de pessoas com surdocegueira; profissionais da área de educação (intérpretes, guias intérpretes, servidores da rede municipal e estadual e da rede privada de ensino); profissionais das áreas de assistência visual e de saúde e demais setores da sociedade envolvidas no atendimento/acompanhamento das pessoas com surdocegueira; servidores da UFU (docentes e técnicos administrativos); alunos da UFU matriculados em qualquer curso e período letivo e pesquisadores da área e/ou interessados pela temática.

Coordenador Prof. José Carlos de OLiveira

Nº DE VAGAS: 190 vagas

Inscrições: pelo google forms até o dia 13/11/2023: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdypE43ABf4sTGIcb83WGzaMKwnW5MrzmUuHJ4-B-kPafiIWQ/viewform