Grade curricular
Published: 04/07/2018 - 08:57
Last modification: 18/01/2022 - 17:37
A estrutura curricular do curso está organizada em três núcleos definidos, a saber: Núcleo I- Núcleo de estudos de formação geral, das áreas específicas e interdisciplinares, e do campo educacional; Núcleo II – Núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos das áreas de atuação profissional; e Núcleo III – Núcleo de estudos integrados para enriquecimento escolar. É dentro dessa estrutura curricular que o curso organiza as suas atividades de formação docente. A estrutura, para atender às resoluções supracitadas, está, portanto, organizada da seguinte forma:
a) 400 (quatrocentas) horas de prática como componente curricular, distribuídas ao longo do processo formativo;
b) 400 (quatrocentas) horas dedicadas ao estágio supervisionado, na área de formação e atuação na educação básica, contemplando também outras áreas específicas, se for o caso, conforme o projeto de curso da instituição;
c) pelo menos 2.200 (duas mil e duzentas) horas dedicadas às atividades formativas estruturadas pelos núcleos de estudos de formação geral e de aprofundamento e diversificação de estudos das áreas de atuação profissional, conforme o projeto de curso da instituição; e
d) 200 (duzentas) horas de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes, como definido no núcleo de estudos integradores, por meio da iniciação científica, da iniciação à docência, da extensão e da monitoria, entre outras, conforme o projeto de curso da instituição.
O Quadro 1 apresenta a estrutura curricular que atende ao que preconizam a Resolução SEI nº32/2017, do CONSUN e a Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015:
Quadro 1. Apresentação da estrutura curricular por grupos de formação.
|
Grau: Licenciatura em Letras-Inglês |
C.H. total |
Percentual |
|
Núcleo I: Núcleo de estudos de formação geral, das áreas específicas e interdisciplinares, e do campo educacional |
1755 |
51 |
|
Núcleo II: Núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos das áreas de atuação profissional |
1485 |
43.2 |
|
Núcleo III: Núcleo de estudos integrados para enriquecimento escolar |
200 |
5.8 |
|
Total
|
3440 |
100 |
Núcleo I: Núcleo de estudos de formação geral, das áreas específicas e interdisciplinares, e do campo educacional
|
Componentes curriculares |
CH Teórica |
CH Prática |
CH Total |
|
Língua Inglesa: Habilidades Integradas com Ênfase na Compreensão Oral |
90 |
- |
90 |
|
Língua Inglesa: Leitura Instrumental |
90 |
- |
90 |
|
Introdução à Educação a Distância |
75 |
- |
75 |
|
Introdução aos Estudos da Linguagem |
75 |
30 |
105 |
|
Educação e Cidadania no Mundo Contemporâneo |
60 |
- |
60 |
|
Interdisciplinaridade e Construção do Saber |
60 |
- |
60 |
|
Metodologia de Pesquisa em Letras |
60 |
30 |
90 |
|
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC II |
15 |
60 |
75 |
|
Língua Inglesa: Práticas Discursivas do Cotidiano |
60 |
- |
60 |
|
Língua Inglesa: Habilidades Integradas com Ênfase na Escrita |
90 |
- |
90 |
|
Estudos do Texto: Coesão, Coerência e Tipologia |
75 |
30 |
105 |
|
Língua Inglesa: Habilidades Integradas com Ênfase na Produção Oral |
90 |
- |
90 |
|
Estudos Linguísticos em Língua Inglesa I |
60 |
- |
60 |
|
Leituras do Texto Literário |
60 |
- |
60 |
|
Estudos dos Gêneros Literários |
60 |
- |
60 |
|
Estudos Linguísticos em Língua Inglesa II |
60 |
- |
60 |
|
Estudos Linguísticos em Língua Inglesa III |
60 |
- |
60 |
|
Língua Inglesa: Práticas Discursivas da Academia |
60 |
- |
60 |
|
Literatura em Língua Inglesa: Prosa |
60 |
- |
60 |
|
Língua Inglesa: Estudos em Tradução |
60 |
- |
60 |
|
Literatura em Língua Inglesa: Teatro e Cinema |
60 |
- |
60 |
|
Língua Inglesa: Estudos Descritivos e Linguística de Corpus |
75 |
- |
75 |
|
Literatura em Língua Inglesa: Poesia |
90 |
- |
90 |
|
Disciplina Optativa Geral |
60 |
- |
60 |
|
Total |
1605 |
150 |
1755 |
Núcleo II: Núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos das áreas de atuação profissional
|
Componentes curriculares |
CH Teórica |
CH Prática |
CH Total |
|
Política e Gestão da Educação |
60 |
- |
60 |
|
Psicologia da Educação |
60 |
- |
60 |
|
Didática Geral |
60 |
- |
60 |
|
Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras |
90 |
- |
90 |
|
Metodologia de Ensino de Língua Inglesa |
60 |
45 |
105 |
|
As Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) no Ensino de Língua Inglesa |
75 |
30 |
105 |
|
Análise e Elaboração de Material Didático para Língua Inglesa |
60 |
45 |
105 |
|
Língua Inglesa: Introdução aos Estudos sobre Identidade |
60 |
- |
60 |
|
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC I |
15 |
60 |
75 |
|
Língua Brasileira de Sinais – Libras I |
30 |
30 |
60 |
|
Disciplina Optativa de Licenciatura |
60 |
- |
60 |
|
Estágio Curricular Supervisionado de Língua Inglesa I |
- |
105 |
105 |
|
Estágio Curricular Supervisionado de Língua Inglesa II |
- |
105 |
105 |
|
Estágio Curricular Supervisionado de Língua Inglesa III |
- |
105 |
105 |
|
Estágio Curricular Supervisionado de Língua Inglesa IV |
- |
105 |
105 |
|
Projeto Interdisciplinar - PROINTER I |
- |
90 |
90 |
|
Projeto Interdisciplinar - PROINTER II |
- |
90 |
90 |
|
Seminário Institucional das Licenciaturas - SEILIC |
- |
45 |
45 |
|
Total |
630 |
855 |
1485 |
Núcleo III: Núcleo de Estudos Integradores para Enriquecimento Escolar
|
Componentes Curriculares |
CH Total |
|
Atividades Acadêmicas Complementares* |
200h |
*O estudante deverá desenvolver, no mínimo, 200 horas de Atividades Acadêmicas Complementares.
| Attachment | Taille |
|---|---|
| 83.06 KB | |
| 399.58 KB |