Laboratórios

por Portal ILEEL
Publicado: 05/04/2019 - 07:45
Última modificação: 17/01/2020 - 10:57

Os alunos do curso de Graduação em Letras Francês e Literaturas de Língua Francesa possuem amplo acesso a recursos de informática para realização de trabalhos e pesquisa, pois, o Instituto dispõe de laboratórios com agendamento prévio a depender da finalidade do uso: 01 laboratório de estágio, 01 laboratório de graduação, 01 laboratório de línguas, 01 laboratório de multimídia, 10 laboratórios pedagógicos e 03 laboratórios de pesquisa.

Todos os laboratórios do ILEEL respeitam as normas de funcionamento e de utilização conforme as Resoluções nº 012/2000, 005/2002, 004/2008, 007/2008, 01/2013, que são específicas dos respectivos espaços, estabelecendo: caracterização dos laboratórios, oferecimento de serviços, acesso às instalações oferecidas, gerenciamento realizado pelos funcionários técnico-administrativos que desempenham as funções e código de ética a ser seguido pelos usuários. Quanto às normas de segurança, os laboratórios do ILEEL, assim como todas as construções da Universidade, seguem as normas da prefeitura municipal e a norma de acessibilidade: lei complementar nº 524/2011 Código de Obras do Município de Uberlândia que revogou a Lei nº 4808/1988 Código de Obras anterior e NBR nº 9050/1994 Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos e suas atualizações. Segue uma breve descrição dos laboratórios do ILEEL:

  • Laboratório de Estágio: é destinado ao desenvolvimento de atividades relacionadas às disciplinas de Estágio Supervisionado. Este espaço destina-se, por exemplo, ao desenvolvimento de análise e avaliação de planos de aula, materiais didáticos e oficinas sob orientação do(a) professor(a) responsável pela disciplina.
  • Laboratório de Graduação: é uma sala de aula equipada com 30 computadores, distribuídos em posições que podem ser ocupadas, cada uma, por um ou dois alunos, em aulas que necessitem do uso de recursos tecnológicos. Sua configuração permite ao professor acompanhar e gerenciar, em computador a ele destinado, as atividades desempenhadas pelos alunos, em tempo real. Além do uso para aulas, o laboratório pode ser destinado a cursos técnicos, oficinas, palestras, e demais formas de interação acadêmica.
  • Laboratório de Línguas: é climatizado e informatizado, com recursos tecnológicos de última geração, com acesso à internet gerenciado por dois módulos de funcionamento independente ou simultâneo onde cada um possui dois computadores com os softwares de ensino de linguagem profissional Sanako Lab 100 e Study 500 instalados. Esses dois softwares possui diversos recursos e ferramentas de ensino de idiomas tais como interpretação consecutiva e simultânea, compreensão auditiva, prática de fala do estudante, monitoramento das atividades dos alunos, transferência de tela e áudio do computador do professor entre outros e também possui uma cabine de tradução simultânea com isolamento acústico profissional para atividades de tradução.
  • Laboratório Multimídia de Projetos: também denominado LABILEEL é direcionado aos alunos da Pós-graduação, aceitando também alunos da graduação que estejam envolvidos em projetos de extensão, ensino ou pesquisa, sob a orientação de um professor. O laboratório oferece ao professor e ao corpo discente recursos necessários às atividades de pesquisa, especificamente 20 computadores, projetores de imagem (data show) em uma tela branca digital interativa para uso de docentes e discentes da Pós-graduação do ILEEL ou discentes que desenvolvam projetos de pesquisa. Aos docentes o LABILEEL também disponibiliza notebooks para empréstimo por tempo determinado.
  • Laboratórios Pedagógicos de Línguas: são destinados para a realização de atividades de pesquisa, ensino e extensão, o Instituto de Letras e Linguística conta com dez (10) Laboratórios Pedagógicos. Esses Laboratórios são salas de aula ambientadas especialmente para o ensino de Línguas Estrangeiras, equipadas com móveis com layout especifico e ergonômicos, cinco delas são climatizadas (com aparelhos de ar condicionado) e as outras possuem ventilador de teto. Todas têm aparelhos de DVD instalados, com pontos de rede e para internet. Todas essas salas possuem equipamentos de som com amplificadores, TVs (03 LCD e as outras comuns). Todas as salas possuem computadores e monitores, aparelhos retroprojetores e datashows. Cinco dessas salas possuem acesso por biometria, sistema que será implantado em todas as salas de aula fechadas que são usadas como laboratórios pedagógicos. O uso das salas é realizado através de agendamento junto à direção do Instituto para melhor adequação do uso do respectivo laboratório
  • Laboratórios de Pesquisas: o Instituto de Letras e Linguística conta com três laboratórios de pesquisa, que são destinados para a realização de atividades e reuniões dos grupos de pesquisa da unidade.

Além dos 17 laboratórios do ILEEL, os alunos têm acesso às salas de web conferência de uso comum a 12 unidades acadêmicas da universidade, são três salas físicas e sete salas virtuais e a universidade oferece para todos os alunos o acesso a Vila Digital, um espaço comum de interação e utilização de mídias eletrônicas, que proporciona um ambiente de pesquisa e capacitação. No local funciona o Centro de Capacitação, criado para atender a demanda de treinamentos da Universidade e dois laboratórios de informática que são utilizados pelos estudantes para pesquisa e realização de atividades acadêmicas. É disponibilizado à comunidade acesso gratuito à internet nos laboratórios e por meio de rede sem fio. No campus Santa Mônica, a Vila Digital está localizada nos blocos 3Q e no bloco 1B, em um total de 10 laboratórios.

Os recursos de informática disponibilizados em todos os locais supracitados são novos e a uma boa velocidade de acesso à internet. Os alunos também podem utilizar os serviços de rede Wi-Fi no Campus Santa Mônica e tomar por empréstimo os equipamentos disponibilizados pelo Sistema de Bibliotecas: netbookstablets e e-readers. Os prédios da Universidade contêm elevadores para garantir a acessibilidade de todos, e há a conservação e manutenção preventiva destes equipamentos, os banheiros são adaptados para deficientes.