Critérios de avaliação

por Portal ILEEL
Publicado: 11/10/2018 - 14:49
Última modificação: 16/12/2021 - 20:41

Sistema de Avaliação da Aprendizagem

Entre os aspectos de maior significação para o processo de tomada de decisão relativo ao curso, destacam-se as avaliações da proposta curricular, da aprendizagem, do material didático, da tutoria e do sistema comunicacional da EaD. Neste projeto, é dado destaque para a avaliação da aprendizagem, uma vez que os outros aspectos são trabalhados em subprojetos específicos.

Será estabelecida uma rotina de observação, descrição e análise contínua da produção do aluno que, embora se expresse em produtos de diferentes níveis e em diferentes momentos, não deve alterar a condição processual das avaliações.

Em atendimento ao Decreto nº 5.622, de 19/12/2005, as avaliações ocorrerão de forma presencial, com proposições, questões e temáticas que lhe exijam não só a síntese dos conteúdos trabalhados, mas também outras produções. Essas questões, ou proposições, serão elaboradas pelos professores responsáveis pelas áreas de conhecimento. As atividades virtuais também farão parte do processo avaliativo.

O processo de avaliação da aprendizagem se apoia em uma abordagem teoria-prática sem, contudo, perder de vista os aspectos políticos do processo de formação, inseridos no contexto teórico das disciplinas.

Critérios e estratégias de Avaliação

O sistema de avaliação da aprendizagem considerará as seguintes estratégias:

  • Cada semestre abriga conteúdos que irão assegurar a consistência teórico-prática necessária à profissionalização do aluno professor;

  • Será considerada a realização do conjunto das atividades extras ou complementares, isto é, de todas as atividades e trabalhos propostos que complementam os estudos e representam, no seu conjunto, aspectos essenciais a serem cumpridos no processo. Essas atividades complementares poderão ser virtuais (fóruns, chats, projetos individuais e em grupo, entre outros) ou presenciais (Seminário Institucional das Licenciaturas – SEILIC).

  • As avaliações, sob a forma de sínteses, ao longo e ao final dos conteúdos, serão realizadas de forma individual, presencial e escrita. Esta avaliação é uma síntese individual, que geralmente enfoca os temas que o estudante já conhece, já estudou ou sobre os quais já refletiu.

Será considerado aprovado na disciplina o aluno com nota final igual ou maior que 60 (sessenta) pontos. Os pontos traduzem a participação do aluno no curso nas diferentes atividades solicitadas, incluindo as provas/avaliações presenciais. Todas as avaliações parciais e finais presenciais, referentes às disciplinas que compõem o módulo, serão realizadas com a presença de tutores nos polos. Em uma lógica formativa, o aluno terá o direito a ser reavaliado naqueles conteúdos nos quais não demonstrou nível de aprendizagem suficiente.

Discentes que não obtiverem média para aprovação, mas que obtiverem média igual ou superior a 50 pontos serão submetidos à recuperação, que poderá se dar em forma de trabalho ou prova, a depender da dinâmica específica de cada disciplina. Caso o discente não atinja nota para aprovação após recuperação, haverá oferta da disciplina no semestre seguinte em formato de dependência. A oferta de disciplina optativa será limitada a apenas quatro disciplinas, a depender da disponibilidade de recursos.

As avaliações presenciais nos polos não poderão valer mais do que 59 pontos, sendo a pontuação restante contabilizada a partir da realização das atividades do AVEA – Moodle.

O estudante fica obrigado, de acordo com a legislação vigente, a participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), desde que notificado em tempo hábil, pelos órgãos competentes, para realizar o referido exame.

Para que o aluno seja aprovado em um componente curricular, além de atingir média (nota) de 60,0 pontos, deverá ter frequência mínima de 75% nas atividades avaliativas no Moodle.