Grupos de Pesquisa

por Portal ILEEL
Publicado: 23/08/2018 - 10:31
Última modificação: 21/06/2022 - 15:54

Apresentamos abaixo, os grupos de pesquisa que alguns professores do Curso de Letras Inglês - Licenciatura, na modalidade a distância fazem parte:

Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Polifônicos (http://www.ileel.ufu.br/lep/?doing_wp_cron=1562777622.0426480770111083984375)

Coordenação: Cristiane Carvalho de Paula Brito

O Grupo promover o intercâmbio de pesquisas de caráter interdisciplinar em torno de uma diversidade de objetos, possibilitando a construção de interfaces teóricas e extensões epistemológicas no interior da Análise do Discurso de Linha Francesa. Estudar os funcionamentos discursivos traspassados pela história, pelos discursos transversos e pela interpelação da memória, com o intuito de abordar a amplitude dos sentidos nas instituições, numa diversidade de corpora e na possibilidade de instaurar extensões epistemo-pragmáticas no interior do escopo teórico da Análise do Discurso Francesa. Fomentar a formação acadêmica de pesquisadores de interface teórico-metodológica no interior do campo de estudos da Análise do Discurso. Promover a análise de discursividades em manifestações enunciativas para identificação de seus respectivos funcionamentos no exame de suas condições de produção, sua memória discursiva, suas formas de interpelação e assujeitamento e sua interdiscursividade. Observar a formação e os funcionamentos de discursos político-institucional, artístico, literário, filosófico, midiático e pedagógico.

 

Grupo de pesquisa Cognição, afetividade e letramento crítico (GPCAL) (https://gpcal.wordpress.com/)

Coordenação : Fernanda Costa Ribas | William Mineo Tagata

O grupo de pesquisa Cognição, afetividade, e letramento crítico surge a partir da convergência de temáticas de pesquisa e reflexão de professores da área de língua inglesa do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia no que tange aos aspectos sócio-cognitivo-afetivos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem em diferentes contextos. Seu objetivo é criar espaço para leituras, pesquisas, reflexões e diálogos sobre aspectos sócio-cognitivo-afetivos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem em geral, em contextos diversos, com foco nas contribuições trazidas por estudos sobre novos letramentos, cognições, crenças e motivação. Tem como meta envolver graduandos, mestrandos, doutorandos e docentes da educação básica e superior das mais diversas áreas do conhecimento, de forma interdisciplinar, interessados nos temas e objetivos propostos pelo grupo. Para isso, prevê: 1) a realização de encontros periódicos para a discussão de estudos em torno dos objetivos propostos; 2) a elaboração e orientação de pesquisas acadêmicas sobre as temáticas propostas; 3) a promoção de palestras, eventos e cursos de extensão de forma a aprofundar os temas investigados pelo grupo e divulgar estudos realizados e 4) a publicação de resultados das pesquisas e debates, criando um veículo de divulgação eletrônica e/ou impressa.

 

Grupo de pesquisas em Léxico (PLex)

Coordenação : Guilherme Fromm 

O grupo pretende realizar pesquisas nas chamadas Ciências do Léxico: Lexicologia, Lexicografia, Terminologia, Terminografia e Onomástica (Toponímia e Antroponímia). Os objetivos são tanto teóricos quanto práticos, já pensando na elaboração de produtos lexicais.

 

Grupo de pesquisa em Linguagem Humana e Inteligência Artificial (LIA) (https://www.liagrupodepesquisa.org/)

Coordenação : Cristiane Carvalho de Paula Brito 

Este grupo realiza pesquisas transdisciplinares nas áreas de Linguística Aplicada e Computação, enfatizando os temas: processamento de linguagem humana, discurso, inteligência artificial (IA), análise de emoções na voz e nos movimentos faciais, inteligibilidade entre humano e máquina, aprendizagem de línguas estrangeiras com (IA), produção de materiais didáticos para laboratório virtual, programação computacional feminista e decolonial. Nos baseamos em discussões sobre linguagem humana e produção de sentidos e em problematizações decoloniais sobre relações e estratégias de poder e saber no quadro social, tecnológico e colonial que se nos apresenta hoje. Praticamos nossas discussões e pesquisas, em grande parte, no ELLA- English Learning Laboratory, que foi criado pela equipe no âmbito do Edital CAPES/UAB nº. 03/2015 de inovação tecnológica.

 

Grupo de Pesquisa Aquisição, Aprendizagem e Processamento de Primeira e Segundas Línguas (UFFS) (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/29518)

Coordenação: Rafael Matielo

Grupo de Pesquisa que envolvendo temas sobre Aquisição, Aprendizagem e Processamento de Primeira e Segundas Línguas (UFFS), com atenção especial aos aspectos cognitivos e psicolinguísticos da aquisição/processamento da linguagem.

 

Grupo de Pesquisa Narrativa e Insólito 

Coordenação: Fernanda Aquino Sylvestre

O grupo se propõe a estudar narrativas e teorias relacionadas ao fantástico em sentido amplo, abordando diversas vertentes, como o gótico, o maravilhoso, a ficção científica, o estranho, a distopia, etc.

 

Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores (GPNEP) (https://gpnep.home.blog/)

Coordenação: Dilma Maria de Mello e Valeska Virgínia Soares Souza

O GPNEP é um grupo que investiga o caminho teórico-metodológico da Pesquisa Narrativa no contexto de Formação de Professores, e que conta com a participação da Professora Jean Clandinin, da Universidade de Alberta – Canadá, especialista e uma das precursoras dos estudos sobre formação de professores na perspectiva da Pesquisa Narrativa. Sua participação no grupo causa repercussão entre pesquisadores Brasileiros e Canadenses, interessados nesse caminho investigativo. A publicação de um capítulo de autoria da professora Dilma M de Mello, líder desse grupo de pesquisa, no Handbook de pesquisa Narrativa, publicado pela Sage Publications, no Canadá, no ano de 2007, além da tradução do livro Pesquisa Narrativa (Narrative Inquiry), também de autoria da autora canadense Jean Clandinin, em 2011, formalizam e consolidam a parceria entre essas duas pesquisadoras e consequentemente o GPNEP, no campo da Pesquisa Narrativa.O GPNEP desenvolve estudos sobre as histórias de vida pessoais e profissionais de docentes e discentes, no campo da Linguística Aplicada em movimento interdisciplinar com a área de Educação, entre outras. As parcerias do GPNEP envolvem pesquisadores de Universidades Canadenses e conta também com membros de diferentes instituições brasileiras, como a UFCAT, UNESP, UFRG, entre outras.

 

Grupo de pesquisa sobre políticas linguísticas e de internacionalização na educação superior (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9572177799231276)

Coordenação: Waldenor Barros Moraes Filho e Valeska Virgínia Soares Souza

O GPLIES tem como objetivo promover estudos e pesquisas no universo de políticas de internacionalização e políticas linguísticas, processos de gestão e acompanhamento do planejamento estratégico para ações de internacionalização e planejamento linguístico, assim como ferramentas de ensino-aprendizagem de idiomas que facilitem o processo de implementação das propostas de internacionalização nas instituições de ensino superior. Com a ampliação das iniciativas governamentais para internacionalização e ensino de idiomas nas universidades brasileiras, como o CsF, IsF e PrInt, as universidades investiram na constituição de políticas de internacionalização e políticas linguísticas institucionais. Entretanto, somente a constituição dessas políticas não garantem a implementação das mesmas. O GPLIES se dispõe a estudar como essas políticas foram organizadas, verificar as necessidades e estruturas já existentes nas IPES, bem como estudar formas de planejamento e implementação dessas políticas.

 

Grupo de Pesquisa e Estudo em Análise de Discurso Crítica e Linguística Sistêmico-Funcional (GPE ADC&LSF) (https://www.adclsf.com.br/)

Coordenação: Maria Aparecida Resende Ottoni

O Grupo de Pesquisa e Estudo em Análise de Discurso Crítica e Linguística Sistêmico-Funcional (GPE ADC&LSF) foi fundado em 2009 pelas professoras Dra. Maria Aparecida Resende Ottoni (UFU) e Dra. Maria Cecília de Lima (UFU), certificado pela UFU e cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O grupo contribui para a divulgação e fortalecimento das duas abordagens – a Análise de Discurso Crítica e a Linguística Sistêmico-Funcional, do diálogo entre elas, do diálogo com outras áreas, bem como para a reunião de pesquisadores/as que trabalham com essas duas perspectivas teóricas tanto dentro da UFU quanto fora. O GPE ADC&LSF busca ampliar o leque de possibilidades de pesquisa não só por parte dos que trabalham com a Linguística, mas também por parte de docentes e discentes de outras diferentes áreas. Dentre as ações já desenvolvidas, estão incluídos colóquios, cursos de extensão, publicação de livros, de capítulos, de artigos em anais de eventos e em periódicos, produção de trabalhos de conclusão do curso de Jornalismo, de dissertações e de teses e produção de material didático para o ensino de Língua Portuguesa.

 

GERS + Marginália Decolonial (UFU + UFMA) (www.marginaliadecolonial.com)

Coordenação: Flávia Andrea Rodrigues Benfatti

Este grupo objetiva proporcionar reflexões acerca das temáticas de gênero, raça/etnia e sexualidades bem como as identidades LGBTQIA+ a partir das teorias decoloniais. Pretende-se, assim, despertar nos pesquisadores, olhares críticos para as diferenciações entre as "femininidades" e as masculinidades no contexto literário com implicações sócio-político-culturais e de poder nas relações que envolvem essas temáticas. Com membros de diferentes áreas e instituições nacionais e internacionais, o marginalia objetiva situar uma proposta metodológica inovadora na aplicação dos estudos decoloniais, consolidando-a e divulgando-a como prática de pesquisa que surge para desraizar metodologias científicas de origem eurocêntrica e de modelo tradicional de pesquisa. Logo, há neste grupo uma valorização das subjetividades e identidades locais marginalizadas pela lógica colonial na América Latina, sobretudo, no Brasil. Ademais, há uma preocupação em discutir metodologias inovadoras que contemplem os estudos decoloniais como base teórica e prática de oposição e resistência ao mundo moderno/colonial, com o intuito de refletir sobre os efeitos da lógica colonial e suas implicações materiais, epistêmicas e simbólicas da colonização portuguesa no Brasil e espanhola na América.

 

Grupo de Estudos sobre Discurso, Interseccionalidade e Subjetividade (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/665127)

Coordenação:  Mariana Rafaela Batista Silva Peixoto

Este grupo visa promover a abertura de um espaço de discussão acerca de questões relacionadas a interseccionalidade, discurso e subjetividade, sob o prisma da língua(gem). Busca-se, por meio desse espaço, mobilizar as proposições dos estudos feministas interseccionais, da Análise de Discurso e da Psicanálise, com vistas a oportunizar insurgências de epistemologias outras para interrogar a relação sujeito-língua-cultura na/da contemporaneidade, bem como suas interpelações nos diferentes mo(vi)mentos da/na história. Desse modo, propõe-se, a partir dos estudos da língua(gem) na sua interface com campos outros do saber, lançar ao debate dessas questões em diversos contextos, tais como os educacionais, migratórios, indígenas, políticos, econômicos, midiáticos, entre outros.

 

Mais informações podem ser acessadas a partir do link https://padlet.com/lidileelufu/z4z052ywmaqak1r0