Curso

Curso de Graduação em Letras Inglês - Licenciatura, na modalidade a distância

por Portal ILEEL
Publicado: 04/07/2018 - 08:27
Última modificação: 15/06/2022 - 16:46
Sobre o curso: 

O curso de Letras Inglês - Licenciatura, na modalidade a distância foi criado no contexto da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída por meio do decreto no 6.755, de 29 de janeiro de 2009, do Conselho Nacional de Educação, e do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica Pública (PARFOR), instituído por meio da Portaria Normativa no 9, de 30 de junho de 2009, do Ministério da Educação. O PARFOR visava a formação presencial, semipresencial ou a distância de professores que estivessem em exercício na Educação Básica Pública, há pelo menos três anos, e que não tinha graduação em suas áreas de atuação. A proposta do Ministério da Educação foi discutida ao longo de 2009 pelos quatro núcleos que compunham o Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) à época, a saber, os núcleos de Língua Portuguesa e Linguística, Língua e Literatura Estrangeiras, Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa, Estudos Clássicos. Em 11 de novembro de 2009, por meio de Assembleia, o ILEEL decidiu atender à demanda do PARFOR.

Decidimos propor um curso de quatro anos, espelhado no curso de Licenciatura em Inglês e Literaturas de Língua Inglesa presencial vigente em 2009, em regime semestral. O curso foi formulado e organizado para ser ministrado totalmente a distância, nos moldes da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e com a estrutura do Centro de Educação a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Entendemos que a modalidade a distância seria a mais viável e desejável para fazer possível o acesso ao curso por parte de pessoas que, desejosas de formação, não teriam, contudo, condições de localidade, tempo ou financeiras, para atender a um curso superior. Ofertamos, para a primeira turma, 200 vagas distribuídas igualmente nos polos dos municípios mineiros de Araxá, Patos de Minas, Uberaba e Uberlândia. A partir dessa experiência positiva, decidimos, posteriormente, ofertar uma segunda turma do curso, atendendo ao Edital CAPES∕UAB no. 075 de 2014, para oferta de cursos na modalidade a distância, mas já fora do PARFOR. Para a segunda turma, ofertamos 60 vagas distribuídas igualmente entre os polos de Araxá, Coromandel, Patos de Minas e Viradouro (SP). Para a terceira turma, ofertamos 160 vagas distribuídas entre os polos Bambuí, Barretos, Ituiutaba, Jales, Lagamar, São Sebastião do Paraíso, Vitória e Votupuranga. 

Com o curso de Letras Inglês - Licenciatura, na modalidade a distância, atendemos parte da demanda de formação de profissionais na área de Letras e Licenciatura em inglês. No curso, nos baseamos nas concepções fundamentais de formação para a Educação Básica Pública e de Educação a distância (EaD). Nesse sentido, as disciplinas, materiais e práticas propostas no curso visam formar profissionais que sejam intelectuais independentes, críticos e conscientes de suas responsabilidades sociais e educacionais. Esses profissionais devem ser também capazes de exercer atividades de ensino na educação básica, dominando os conteúdos e metodologias de ensino na área de Letras Inglês. Além disso, é importante que os futuros docentes desenvolvam competências para atuar no planejamento, organização e gestão de suas disciplinas e instituições e em estudos e pesquisas de natureza teórico-investigativa voltadas para o aprimoramento e o caráter dinâmico da docência. Nesse processo formativo do licenciando, a EaD traz especificidades que se referem à forma de interação entre os participantes entre si e com a equipe do curso e à maneira de construir e fazer circular saberes que é da ordem das tecnologias e da virtualidade. O curso fornece material didático, composto de guias de estudo e videoaulas, e as interações entre os participantes e a equipe do curso ocorrem no ambiente virtual de aprendizagem institucionalizado na UFU, o MOODLE. As interações a distância síncronas ocorrem em formato de web conferência pelo sistema RNP da CAPES.

Em 2018, uma Comissão de Reformulação do Projeto Político Pedagógico do curso tem trabalhado para ajustar a carga horária para o mínimo de 3400 horas, e espelhar o novo currículo do curso de Licenciatura em Inglês e Literaturas de Língua Inglesa presencial, em vigor a partir de 2018. A matriz curricular do curso, portanto, prevê uma carga horária de 3440 horas. 

 

Princípios e fundamentos

O curso de Letras Inglês - Licenciatura, na modalidade a distância pauta-se no trinômio “ação-reflexão-ação”, objetivando a formação e não apenas a informação. Para tanto, os princípios que norteiam a condução deste curso são: o desenvolvimento de competências e habilidades do futuro professor; a interdisciplinaridade; a articulação entre teoria e prática, e a indissociabilidade entre ensino-pesquisa e extensão.

No que diz respeito às competências e habilidades, esperamos que o futuro professor: a)       faça uso da língua inglesa, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos de diferentes gêneros; b) reflita analítica e criticamente sobre a linguagem em suas formas de funcionamento; c) tenha acesso às diferentes perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional; d) domine um repertório representativo de literaturas de língua Inglesa; e) esteja atualizado de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho; f) saiba lidar com as novas tecnologias; g) saiba construir conhecimento por meio da interação entre aluno-aluno, aluno-tutor, tutor-professor formador e aluno-professor formador; h) tenha domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio; i) tenha domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino; j) tenha consciência dos diferentes contextos culturais e interculturais e sua influência no funcionamento da linguagem, bem como para o ensino de competências linguísticas. Para que essas competências e habilidades sejam desenvolvidas, considerando que o curso se desenvolve na modalidade a distância, três princípios fundamentais de orientação teórico-metodológica se impõem: a interação, a cooperação e a autonomia. Em busca de um objetivo comum, o estudo cooperativo precisa da integração e colaboração entre professores, tutores e alunos, para o desenvolvimento da competência linguística. Assim, no curso, construímos espaços que contemplam atividades fomentadoras destas competências, como fóruns de discussão, debates, seminários, atividades com pares ou grupos, produção escrita e consulta a especialistas.

Para desenvolver capacidades de decisão, seleção e processamento de informações, criação e iniciativa, buscamos construir ou aprimorar, durante a formação do aluno-professor, a competência da autonomia. Assim, a partir dos conhecimentos adquiridos em Língua Inglesa e suas respectivas literaturas, esperamos que o aluno possa agir com eficácia, com o apoio dos conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação, porém sem limitar-se a eles.

Em se tratando da interdisciplinaridade, o curso objetiva preparar o graduando para atuar na perspectiva sugerida pelas Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio (DCNEM), pelas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) –  de forma interdisciplinar, assumindo um compromisso com a ética, com a responsabilidade social e educacional, e com as consequências de sua atuação na educação básica pública.

A articulação entre teoria e prática se dá ao longo do curso, principalmente no contexto das práticas de ensino e a partir de discussões teóricas das metodologias do ensino de línguas estrangeiras e de disciplinas relacionadas. Na sua formação, os alunos entrarão em contato com as diferentes metodologias que dão suporte para um trabalho interdisciplinar, com ênfase em projetos temáticos centrados na interrelação entre ciência, tecnologia e sociedade, no enfrentamento de situações-problemas pela perspectiva dialógica e problematizadora e na abordagem centrada em eventos.

Este curso segue um dos princípios da própria Universidade Federal de Uberlândia, que tem elencada, no Capítulo II, de seu Estatuto, dentre outros aspectos, a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Isto é, a Universidade compreende que ensino e pesquisa são interfaces de um mesmo processo, ao mesmo tempo em que é papel da universidade fazer com que um dos resultados desse processo seja o retorno à comunidade, na forma de participação na ampliação e circulação dos saberes, na interlocução entre alunos, professores e membros da comunidade externa para construção do conhecimento e melhoria da qualidade de vida de maneira geral. Esse princípio é atendido no curso de Letras Inglês - Licenciatura, na modalidade a distância ao promover aos alunos, durante o curso, a possibilidade de se engajarem em projetos de extensão e pesquisa, conforme forem se identificando com os projetos dos docentes participantes. O engajamento formal nessas atividades não será obrigatório, contando como horas na carga horária do curso, mas será promovido pelas próprias disciplinas, na forma como serão desenvolvidas pelos docente-pesquisadores. Entendemos que o ensino deve vislumbrar a interface com a pesquisa e a extensão, no sentido de formar cidadãos e profissionais críticos e disponíveis para a observação e reflexão sobre os movimentos políticos, econômicos, científicos e tecnológicos que nos afetam e que afetam os processos educacionais no Brasil.

Perfil profissional: 

 

Considerando as diferentes e complexas atribuições e os papéis que a sociedade atual exige do profissional da Educação, e as possibilidades de atuação do profissional formado em Letras Inglês, entendemos que nosso egresso deve ter:

  • autonomia intelectual que capacite o profissional a desenvolver uma visão histórico-social necessária ao exercício de sua profissão, como um profissional crítico, criativo e ético, capaz de compreender e intervir na realidade e transformá-la;

  • capacidade para estabelecer relações solidárias, cooperativas e coletivas;

  • capacidade de produzir, sistematizar e socializar conhecimentos e tecnologias;

  • capacidade para compreender as necessidades dos grupos sociais e comunidades com relação a problemas socioeconômicos, culturais, políticos e organizativos, de forma a utilizar racionalmente os recursos disponíveis, além de se preocupar em conservar o equilíbrio do ambiente;

  • desenvolvimento profissional que lhe possibilite exercer uma prática de formação continuada e empreender inovações na sua área de atuação;

  • capacidade de exercer atividades de ensino nas etapas e modalidades da educação básica;

  • domínio dos conteúdos da área de sua escolha e as respectivas metodologias de ensino, a fim de construir e administrar situações diversas de aprendizagem e de ensino;

  • capacidade de contribuir com o desenvolvimento do projeto político-pedagógico da instituição onde atua.

Enfatizamos que o egresso deve ter envolvimento com uma perspectiva de cidadania, identidade e interdisciplinaridade já anunciadas nos PCNs e nas Diretrizes Curriculares Nacionais, e que deve se ver como um dos agentes responsáveis pelos novos caminhos propostos pela Educação Brasileira.

Habilitação: 
Licenciatura
Regime acadêmico: 
Semestral
Turno de oferta: 
Noturno
Duração: 
4 anos
Número de vagas oferecidas: 
Turma 2022: 160 (20 vagas em cada um dos 8 polos - Bambuí, Barretos, Ituiutaba, Jales, Lagamar, São Sebastião do Paraíso, Vitória e Votupuranga)
Coordenador(a): Ivan Marcos Ribeiro
+55 34 3291-8326 R:8326
Secretaria
+55 34 3291-8326 R:8326
Endereço: 
Campus Santa Mônica - Bloco 1G - Sala 248
Avenida João Naves de Ávila - 2121 - Bloco 1G, 2º andar - Sala 1G248 - Bairro Santa Mônica
Uberlândia - MG - CEP 38408-144
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