Grupo

NAAE - Núcleo de Apoio e Atenção ao Estudante - Instituto de Letras e Linguística

NAAE
por Portal ILEEL
Publicado: 02/06/2021 - 11:23
Última modificação: 08/07/2025 - 10:26

1 . SOBRE O NAAE

Apesar do espaço universitário, desde os primórdios, servir não apenas como um ambiente de interlocução intelectual, mas como espaço de constituição de amizades, é fato que, nos dias atuais, tem se tornado um lugar de sofrimentos, agravado, ainda mais, para quem tem predisposição a problemas psicológicos.

É notado que os estudantes universitários têm sido, com maior frequência, acometidos por transtornos como depressão e ansiedade, que podem se intensificar com a rotina acadêmica e as incertezas sobre o futuro. Embora marcada por oportunidades de crescimento intelectual e pessoal, a vivência universitária impõe inúmeros desafios aos estudantes. As exigências acadêmicas, associadas a fatores socioeconômicos, afetivos e subjetivos, frequentemente impactam a saúde mental e o desempenho acadêmico dos discentes e, consequentemente, a permanência e o aproveitamento destes na universidade.

Estudos conduzidos por pesquisadores de universidades paulistas, como as universidades federais de São Paulo e do ABC, ainda no contexto da pandemia de COVID-19, indicaram um aumento significativo no sofrimento mental, entre estudantes transgêneros, mulheres, pessoas com deficiência, dentre outros grupos, assim como situações de sofrimento (assédio, solidão, falta de senso de pertencimento, discriminação e preconceito, sintomas relativos à ansiedade /ou depressão e questões financeiras).

Este quadro ainda é perceptível na atualidade, agravado por contextos de vulnerabilidade social e pela ausência de espaços institucionais de escuta ativa, acolhedora e ética, de apoio aos estudantes. Tais aspectos podem não só perpetuar as dificuldades apontadas, como resultar no afastamento da vida social e acadêmica e, em casos extremos, levar a atitudes extremas, como o suicídio.

Sendo assim, a universidade pública tem observado a necessidade de acolher os estudantes e escutá-los em suas questões psicossociais - as quais ultrapassam os trâmites exclusivamente acadêmico-administrativos - e, na mesma medida, propor ações conjuntas que atendam aos estudantes de graduação e de pós-graduação

Diante dessa realidade, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio das Pró-Reitorias de Graduação, Assistência ao Estudante e Extensão e Cultura, promoveu reuniões de discussão sobre a problemática e, como consequência, o ILEEL criou o GAE - Grupo de Apoio ao Estudante, em 20 de agosto de 2019.

Posteriormente, a UFU formalizou a criação do NAAE – Núcleo de Apoio e Assistência ao Estudante, por meio da portaria CONSEX no. 20, de 24 de março de 2022, o qual substituiu a iniciativa anterior no ILEEL e que, atualmente, conta com uma comissão com o objetivo de consolidar sua instituição.

.

2 . OBJETIVOS

Os objetivos do NAAE são:
Contribuir para a implementação de políticas institucionais que propiciem ao corpo discente da UFU as condições de permanência, êxito no percurso formativo e conclusão de curso, bem como de desenvolvimento integral dos/as estudantes.

Propor ações que visem escutar as demandas dos estudantes relacionadas ao sofrimento psíquico, tais como o Espaço de Escuta e Acolhimento.

.

3 . AÇÕES

O NAAE se dispõe a atuar em frentes de ações que envolvem:

Assessoria:

Contribuir com iniciativas institucionais no que diz respeito às políticas de assistência aos estudantes da UFU.

Apoiar os estudantes em sua formação acadêmica integral, e acompanhar problemas de ordens diversas que a envolvem.

Contribuir com as ações e atividades inseridas nos Programas e Ações da Política de Assistência Estudantil da UFU.

Propor e executar atividades de integração, acolhimento, cuidado e atenção em saúde mental.

Acompanhamento do/a discente:

Acolher/orientar individual ou coletivamente os/as estudantes acerca de seus direitos e deveres.

Encaminhar os/as estudantes a instâncias que disponibilizam serviços e recursos sociais disponíveis na instituição, bem como a instituições externas que executam políticas públicas.

Acompanhamento em Saúde mental:

Orientar o corpo discente sobre o acesso aos serviços que compõem a Rede de Saúde Mental da UFU e da Saúde Mental pública e privada.

Colaborar com a criação de instrumentos que visem disseminar as Informações em Saúde Mental.

Ações em andamento:

Espaço de Escuta e Acolhimento - Rodas de conversa de uma hora e meia, fundamentadas na escuta acolhedora, com mediadores/mediadoras supervisionados/as por psicólogos/ psicólogas. O objetivo é de proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para que estudantes possam expressar suas experiências e desafios emocionais, contribuindo para atenuar o sofrimento mental no espaço acadêmico. Os encontros acontecem em datas pré-definidas, divulgadas pelas coordenações dos cursos e na página do ILEEL.

4 . MEMBROS DO NAAE

Profa. Dra. Carla Tavares (Coordenadora)
Profa. Dra. Cristina Dayana Gutierrez Leal 
Prof. Dr. Marcen de Oliveira Souza
 

5 . CONTATO

Email: naae@ileel.ufu.br
Instagram: https://www.instagram.com/gae.ileel.ufu

6 . SERVIÇOS DE APOIO PSICOLÓGICO ON-LINE

http://www.proae.ufu.br
https://www.facebook.com/porumaclinicapoetica/
https://pensesus.fiocruz.br/saude-mental
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z-1/s/saude-mental
https://www.saude.mg.gov.br/saudemental
https://www.cvv.org.br

Pontos de Atendimento Psicológico Gratuito:

https://www.uberlandia.mg.gov.br/prefeitura/secretarias/saude/saude-mental/ (mapa da saúde mental Uberlândia (SUS)
http://www.ip.ufu.br/servicos/clinica-psicologica (Instituto de Psicologia -UFU)
https://fatra.edu.br/clip/ (Clínica de psicologia Fatra)

Clínica de Psicologia da Pitágoras Uberlândia: 34-3292-1991

 

A Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (DIPAE) e a Diretoria de Inclusão, Promoção e Assistência Estudantil (DIRES) da Proae organizam diversas ações exclusivas para graduandos da UFU. Essas atividades têm como foco ajudar os (as) estudantes a gerirem melhor seu tempo acadêmico e planejar seus estudos. Para maiores informações sobre essas ações e outras, acesse o site da PROAE: proae.ufu.br