Proficiência

por Portal ILEEL
Publicado: 13/04/2022 - 08:34
Última modificação: 13/04/2022 - 08:34

CELPE-BRAS

O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o exame brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. O exame é aplicado semestralmente no Brasil e no exterior pelo Inep, com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, e outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa. O Celpe-Bras fundamenta-se na ideia de proficiência como uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo. O exame considera aspectos textuais e, principalmente, aspectos discursivos: contexto, propósito e interlocutores envolvidos na interação. Para certificar diferentes níveis de proficiência, o Celpe-Bras baseia-se na premissa de que participantes de todos os níveis certificados são capazes de desempenhar ações em língua portuguesa. O que pode variar é a qualidade do desempenho, dependendo do nível de proficiência. Por ser de natureza comunicativa, o exame tem ênfase no uso da língua e conta com avaliações integradas que envolvem compreensão e produção oral e escrita. O Celpe-Bras, portanto, avalia a competência e o desempenho do falante no uso da língua, com um exame gramatical e prescritivo mais flexível. A elaboração e a aplicação do Celpe-Bras têm a colaboração de uma comissão técnico-científica, de caráter consultivo, composta por professores especialistas em avaliação e ensino de língua portuguesa para falantes de outras línguas, selecionados por meio de chamada pública. O exame tem uma parte escrita, que avalia a compreensão oral e escrita e a produção redigida em língua portuguesa; e uma parte oral (interação face a face), que avalia o desempenho na compreensão e nas produções orais da língua. A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante nas duas partes. Isso inclui práticas de uso da língua portuguesa que possam ocorrer no cotidiano de um estrangeiro que pretende interagir em português, no Brasil.

Endereço Eletrônico: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/celpe-bras>    

CELU

Certificado de Espanhol Língua e Uso
Argentina conta com uma certificação de Espanhol de validade internacional: o CELU, Certificado de Espanhol: Língua e Uso. É um certificado de proficiência de espanhol como língua estrangeira que pode ser obtido por todos os estrangeiros que não tiverem o espanhol como primeira língua e quiserem validar sua capacidade de usar este idioma como língua segunda para âmbitos de trabalho e estudo. O CELU é o único exame reconhecido oficialmente pelo Ministério da Educação e o Ministério das Relações Exteriores e Culto da República Argentina.

Endereço Eletrônico: <https://www.celu.edu.ar/pt-pt>  

PRODELF

Exames de Proficiência DELF Realizado pelo Centro Aplicador de Exames DELF/DALF do ILEEL/UFU, prevê a organização, a aplicação, a correção e a divulgação de resultados dos exames DELF, bem como a entrega dos certificados aos candidatos, completando o processo. Os exames DELF, realizados pelo referido centro, são propostos para avaliar a proficiência em língua francesa dos candidatos que podem se inscrever, em cada sessão, em um dos 3 (três) diferentes níveis propostos por esse centro, a saber: A2, B1 e B2. Tais exames atestam as competências linguístico-comunicativas (compreensão e produção orais e compreensão e produção escritas) no nível escolhido pelos candidatos e são realizados 4 vezes ao ano, nos meses de fevereiro, junho, setembro e novembro, em datas definidas previamente pelo (IFB) Instituto Francês do Brasil/ Embaixada da França. O calendário oficial dos exames é divulgado anualmente e respeitado criteriosamente pelo Centro Aplicador de Exames DELF/DALF do ILEEL/UFU. Por se tratar de uma prestação de serviços, o projeto PRODELF - Exames de Proficiência DELF, gerará recursos financeiros por meio do pagamento de inscrição dos candidatos e esses recursos serão aplicados, em sua maioria, no pagamento de pró-labore aos professores participantes e na aquisição de material permanente e/ou de consumo a ser utilizado no próprio projeto. Como se trata de uma ação extensionista, o projeto PRODELF - Exames de Proficiência DELF terá como centro de apoio a secretaria de Extensão do ILEEL (CECLE) e terá publicadas, no portal do ILEEL, as informações básicas do projeto, assim como as precisões relativas aos exames, tais como datas de inscrição, previsão de divulgação de resultados, entre outros.

Endereço eletrônico: <https://www.france-education-international.fr/delf-dalf>  

PROFLIN

O PROFLIN - Exame de Proficiência em Língua Estrangeira e Língua Portuguesa para Estrangeiros é um exame de proficiência em Língua Estrangeira (Inglês, Francês, Espanhol e Português para Estrangeiros) e de Redação em Língua Portuguesa, para fins acadêmicos, destinado à comunidade acadêmica interna ou externa à UFU. O PROFLIN é oferecido para dois públicos distintos, com propósitos específicos e independentes, a saber: PROFLIN MOBILIDADE INTERNACIONAL e PROFLIN PÓS-GRADUAÇÃO. Ambos destinam-se às comunidades universitárias interna e externa e podem ser oferecidos nas modalidades presencial ou remota.

Endereço eletrônico: <http://www.ileel.ufu.br/proflin>

PROFLIN MOBILIDADE INTERNACIONAL

O PROFLIN MOBILIDADE INTERNACIONAL é um exame de Proficiência em Língua Estrangeira que busca avaliar a capacidade de compreensão e produção oral e escrita em língua estrangeira, para fins acadêmicos, de candidatos a programas de mobilidade internacional.

Endereço eletrônico: <http://www.ileel.ufu.br/exames/mobilidadeinternacional>

PROFLIN PÓS-GRADUAÇÃO

O PROFLIN PÓS-GRADUAÇÃO busca avaliar a capacidade de compreensão e interpretação na leitura de diferentes tipos de textos científicos – narrativos, dissertativos e descritivos, escritos em espanhol, francês, inglês ou português, visando identificar a habilidade do participante para construir sentidos, a partir de seu conhecimento da língua.

Endereço eletrônico: <http://www.ileel.ufu.br/proflin/exame/pos/sobre.php>

O PROFLIN é realizado pelo Instituto de Letras e Linguística, da Universidade Federal de Uberlândia.

Endereço eletrônico: <http://www.ileel.ufu.br/proflin>  


SIELE

SIELE é um novo serviço de avaliação e certificação do espanhol promovido pelo Instituto Cervantes (IC), a Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), a Universidad de Salamanca (USAL) e a Universidad de Buenos Aires (UBA). Oferece através de Telefónica Educación Digital, a empresa tecnológica e comercializadora seleccionada mediante licitação pública. O SIELE é um exame de domínio que certifica o grau de competência na língua espanhola. Funciona sobre uma escala de pontos com equivalências nos níveis A1, B2, B1, B2 e C1 do Quadro Europeu Comum Referência para as Línguas (MCER). O SIELE é digital, adaptável, ágil, internacional e de qualidade. Digital, porque é gerido integramente de forma electrônica. A inscrição, a realização das provas, a informação de resultados e a obtenção do Certificado e do Relatório de qualificação funcionam via internet. Adaptável, porque se adapta às necessidades do usuário. O candidato pode escolher entre certificar a sua competência global na língua espanhola, ou então nas diferentes atividades da língua (ler, escrever, compreender, falar). Ágil, porque obtém os seus resultados e o Certificado ou Relatório num prazo máximo de três semanas, e porque funciona por um sistema de marcações com os centros de exame SIELE. Internacional, porque coordenado desde o México e Espanha, incorpora as variantes cultas de um grande mapa linguístico do espanhol. Cada prova do SIELE combina, obrigatoriamente, um mínimo de três variedades diferentes do espanhol. De qualidade, porque é avaliado por instituições prestigiadas como o IC, a UNAM, a USAL e a UBA, que garantem normas de qualidade e de boas práticas tanto na elaboração das provas como na sua gestão, informação e comunicação de resultados.

Endereço eletrônico: <https://siele.org/pt/home>