Critérios de avaliação

por Portal ILEEL
Publicado: 21/03/2019 - 17:44
Última modificação: 17/01/2020 - 10:56

             A avaliação deve percorrer, obrigatoriamente, todas as etapas do processo de ensino, não se limitando apenas às avaliações periódicas somativas feitas para verificar formalmente a aprendizagem e atribuir notas aos alunos. O projeto de avaliação do professor deve incluir as avaliações diagnósticas, as avaliações formativas e as avaliações somativas.
            Com relação à avaliação do alunado feita pelo corpo docente, alguns pontos importantes precisam ser destacados, tendo em vista a necessidade de obediência às Normas Gerais da Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Resolução CONGRAD nº 15/2011).
            O primeiro deles é quanto à necessidade de avaliação por componente curricular, ou seja, os alunos não deverão ser avaliados exclusivamente pelo conjunto das disciplinas. Além disso, a avaliação abrange tanto os aspectos de assiduidade como de aproveitamento acadêmico, entendendo-se por aproveitamento ou nota o resultado da avaliação do discente nas atividades desenvolvidas no componente curricular.
            Uma determinação importante das Normas Gerais da Graduação, no tocante ao aproveitamento acadêmico, é a necessidade de que os 100 pontos totais sejam distribuídos em, pelo menos, duas oportunidades diferentes, para os cursos de regime semestral, e em três oportunidades, para os cursos de regime anual. Em síntese, o aluno não poderá ser avaliado em apenas uma oportunidade, por um único instrumento de avaliação.
            Para ser aprovado, o aluno deverá alcançar, no mínimo, 60 pontos. Quanto à assiduidade, é necessária a presença mínima em 75% das atividades.
            Outra determinação importante é a de que o docente deverá, obrigatoriamente, divulgar as notas obtidas pelos discentes nas atividades avaliativas no prazo de quinze dias úteis, a contar da data de sua realização, exceto em situações excepcionais, previstas no Plano de Ensino, ou em casos de força maior. Além disso, as Normas Gerais da Graduação determinam que o docente deverá conceder aos discentes o direito à vista das atividades avaliativas, no prazo de dez dias úteis após a divulgação dos resultados das referidas atividades, sendo que a vista da última atividade avaliativa do semestre ou ano letivo deverá ocorrer até o último dia do período letivo. E, para conferir um caráter dialético à avaliação, bem como para permitir que o aluno exerça seus direitos, no ato da vista de uma atividade avaliativa, o discente poderá solicitar ao docente a revisão da nota atribuída ao conjunto da atividade ou a partes específicas, indicando os motivos. Caso o pedido de revisão não seja atendido no ato da vista da atividade avaliativa, o docente terá prazo de cinco dias úteis para responder ao discente, mantendo ou alterando a nota atribuída. Há, ainda, nos termos das Normas Gerais da Graduação, possibilidade de recurso à Coordenação do Curso.
            A atividade avaliativa pode ser feita fora de época, a pedido do discente, cabendo ao docente deferir o pedido independentemente de justificativas. Em síntese, a concessão fica a critério do docente. Porém, há alguns casos específicos em que, havendo comprovação, o deferimento da avaliação fora de época deverá ser feito, a saber: i) exercícios ou manobras efetuadas na mesma data e hora, em virtude de incorporação nos Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) (Lei nº 4.375, de 17/8/64); ii) doença confirmada por atestado médico; iii) luto pelo falecimento de parentes; e iv) qualquer outro fato relevante devidamente comprovado, a critério do Colegiado de Curso.
            Essas são as principais diretrizes e determinações das Normas de Graduação quanto à avaliação dos discentes.
            Quanto às formas específicas de avaliação, há liberdade por parte do docente, desde que, ao final, no tocante à avaliação do aproveitamento acadêmico, sejam respeitadas as normas já citadas. Em geral, a forma mais comum de avaliação é a prova aplicada ao aluno. Mas, além de provas, existem diferentes instrumentos avaliativos, tais como:

  •   prova discursiva, dissertação ou ensaio;
  •   prova oral, entrevista;
  •   prova objetiva;
  •   registro de incidentes críticos;
  •   lista de verificação;
  •   prova prática;
  •   diário de curso;
  •   projetos;
  •   debates;
  •   pesquisas;
  •   portfólio.
Tópicos: