Estágio Supervisionado

por Portal ILEEL
Publicado: 22/03/2019 - 10:22
Última modificação: 17/03/2021 - 08:53

             O estágio supervisionado é um componente curricular obrigatório que objetiva a formação para o trabalho, a vivência de situações concretas e diversificadas relacionadas à profissão, a articulação entre teoria e prática e a reflexão sobre o exercício profissional e seu papel social.
            No presente projeto, o estágio supervisionado organiza-se de forma a contemplar o processo de ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira na educação básica, em contextos mediados por tecnologias da informação e comunicação e voltados para fins específicos. Além disso, a especificidade dessa atividade não se restringe à observação e à regência de aulas, mas pressupõe diversas práticas, a saber: a análise de projetos pedagógicos; a elaboração de planos de ensino e de planos de aula; a análise e elaboração de instrumentos de avaliação; a elaboração e uso de material didático; o engajamento em ações extensionistas como a oferta de minicursos de espanhol; o domínio e manejo de conteúdos, metodologias, recursos e estratégias didático-pedagógicas diversificados; o estudo de caso; e o desenvolvimento de projetos de pesquisa. Além disso, os encontros referentes às atividades de estágio poderão propiciar a reflexão sobre conteúdos relacionados aos direitos humanos, meio ambiente, diversidades étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional, educação especial e direitos educacionais.

            Cada um dos Estágios Supervisionados tem como referência o ensino-aprendizagem da língua espanhola num contexto de educação específico, a saber: o Estágio Supervisionado I tem como referência o Ensino Fundamental; o Estágio Supervisionado II está relacionado ao Ensino Médio; o Estágio Supervisionado III aborda especificamente o ensino-aprendizagem de língua espanhola mediado pelas novas tecnologias; e o Estágio Supervisionado IV está vinculado ao ensino-aprendizagem de língua espanhola para fins específicos. Para cursar qualquer um dos quatro Estágios Supervisionados, o discente deverá ter cumprido, no mínimo, 1400 (mil e quatrocentas) horas em componentes curriculares, além do componente curricular Metodologia de ensino de língua espanhola I como pré-requisito. Ou seja, o aluno poderá se matricular em qualquer um dos estágios oferecidos no semestre acadêmico, sem se limitar à ordem numérica de identificação de cada um deles.

            Tal atividade exige de professores orientadores e supervisores, em parceria com os estudantes, um processo pedagógico dinâmico e dialógico, com reflexões coletivas acerca das experiências vividas no cotidiano escolar durante a realização do estágio. Com isso, objetiva-se a formação de um profissional capaz de avaliar os resultados de seu trabalho, mas também de antever e planejar as ações que deverá empreender ao longo do processo educativo.

            Com o intuito de promover, efetivamente, a reflexão sobre o trabalho docente articulada com os conhecimentos que integram a formação específica do professor de língua espanhola como língua estrangeira, a carga horária total de 405 (quatrocentas e cinco) horas destinadas ao estágio curricular supervisionado está distribuída na segunda metade do curso, mais especificamente, do sexto ao oitavo semestres, em conformidade com o quadro 6.

            A carga horária teórica de cada estágio será realizada por meio de encontros presenciais entre os estudantes e o professor responsável pelo componente curricular. Esses encontros serão destinados ao planejamento e estabelecimento de estratégias para o cumprimento da carga horária prática que, por sua vez, deverá ser desenvolvida, preferencialmente, em escolas da rede pública. Em função das especificidades do estágio curricular supervisionado e do tempo mínimo previsto para a integralização curricular, parte da carga horária prática prevista poderá ser cumprida em período diferente do matutino.

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