TCC

por Portal ILEEL
Publicado: 22/03/2019 - 10:34
Última modificação: 17/03/2021 - 08:59

                  O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório que visa à indissociabilidade entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Sua realização justifica-se por oferecer ao discente a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre uma área específica do curso, experienciar a análise de dados, produzir um trabalho final de acordo com seu perfil profissional e apresentá-lo à comunidade acadêmica. Sendo assim, poderá ser desenvolvido em interface com outras áreas e/ou em articulação com outras atividades acadêmicas, a saber, PROINTER, Estágio Supervisionado, PIBIC, PIVIC, PIBID e monitoria. Espera-se, desse modo, que a realização do TCC possa congregar práticas diversificadas que consolidem a formação docente e preparem o aluno para o ingresso na pós-graduação.

                  Para efeito de integralização curricular, o TCC será desenvolvido preferencialmente ao longo dos dois últimos semestres do curso, sob a supervisão de um professor orientador, e apresentado em uma mostra de trabalhos, ocasião em que será avaliado, totalizando 120 horas de efetivo trabalho. O Trabalho de Conclusão do Curso divide-se em dois componentes curriculares de 60 horas práticas, cada um. Para cursar o Trabalho de Conclusão de Curso I, o aluno deverá ter cumprido, no mínimo, 1800 (mil e oitocentas) horas em componentes curriculares e a disciplina Metodologia de Pesquisa em Letras. Para cursar o Trabalho de Conclusão de Curso II o aluno deverá ter cumprido o Trabalho de Conclusão de Curso I.

                  Com vistas a propiciar a cada discente o desenvolvimento de um trabalho em conformidade com seu perfil profissional, serão aceitos como TCC os seguintes trabalhos: artigo científico, unidade didática, tradução, legendagem, compilação de corpus e elaboração de glossário, entre outras atividades que o colegiado do curso possa definir como pertinentes para a formação do professor de língua espanhola e suas literaturas. Nesse ponto, é importante ressaltar a necessidade de que os projetos de pesquisa que envolvam seres humanos como objeto de análise passem por prévia avaliação do Comitê de Ética da Universidade Federal de Uberlândia.

 

Tópicos: