Critérios de avaliação

por Portal ILEEL
Publicado: 11/10/2018 - 14:55
Última modificação: 19/07/2020 - 09:58

Estando inserido no contexto da Universidade Federal de Uberlândia, o Curso de Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa atende à legislação superior da universidade, tendo como base normatização da vida acadêmica a Resolução Nº 15/2011, de 10 de junho de 2011, do Conselho de Graduação, que estabelece as Normas Gerais da Graduação.

No que concerne à avaliação da aprendizagem, serão atribuídos a cada disciplina 100 pontos em números inteiros. Para ser aprovado/a, o/a aluno/a deverá alcançar o mínimo de 60 pontos na soma das notas dos instrumentos de avaliação de cada disciplina e o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às aulas e outras atividades curriculares desenvolvidas.

Os instrumentos de avaliação, por sua vez, seguirão métodos qualitativos e quantitativos de verificação do processo de ensino-aprendizagem, adequando-se às necessidades e objetivos de cada disciplina oferecida pelo Curso. Além disso, cabe ressaltar que o Curso de Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa pactua com uma concepção de avaliação pautada por práticas de verificação de aprendizagem como um processo contínuo, e não meramente pontual, levando-se em conta, desse modo, a singularidade e as potencialidades dos processos de ensino-aprendizagem dos diferentes alunos do Curso. O Curso de Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa também estimula e promove oportunidades de avaliação, feitas pelo próprio alunado, de suas disciplinas, formato de curso e práticas docentes. Através de ações feitas em conjunto com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso, são realizados – semestralmente ou sob demanda dos alunos – atendimentos individuais e/ou em grupo, como também aplicações de questionários. Tais ações visam à própria avaliação do curso de modo a melhor compreender as necessidades e particularidades de seu corpo discente, abrindo, desse modo, um canal de trocas entre corpo docente, discente e coordenação.

Tópicos: