Iniciação Científica

por Portal ILEEL
Publicado: 04/07/2019 - 09:25
Última modificação: 25/08/2020 - 00:11

O que é “iniciação científica”?

Trata-se de uma modalidade de pesquisa acadêmica, realizada em nível de graduação e sob a orientação de professores vinculados à Universidade, que visa ao desenvolvimento de ou participação em projeto de pesquisa em qualquer área de conhecimento.

Como eu posso desenvolver uma pesquisa de iniciação científica?

Primeiramente, escolha o seu tema de pesquisa, converse com professores que também pesquisam o referido tema e/ou trabalham temas análogos ao seu e, então, escolha um/a professor/a para orientar a sua pesquisa.

Posso receber uma bolsa de estudos para realizar iniciação científica?

Sim. Atualmente contamos com dois programas institucionais de bolsas de iniciação científica na Universidade Federal de Uberlândia; são eles: PIBIC UFU/FAPEMIG e PIBIC UFU/ CNPq. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-FAPEMIG) é financiado pela FAPEMIG em parceria com a UFU. O edital PIBIC UFU/FAPEMIG é lançado no segundo semestre de cada ano. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq) é financiado pelo CNPq em parceria com a UFU. O edital PIBIC/UFU/CNPq é lançado no primeiro semestre de cada ano.

Para maiores informações, acesse: http://www.propp.ufu.br/procedimento/programas-de-iniciacao-cientifica-graduacao

Posso desenvolver uma pesquisa de iniciação científica de forma voluntária?

Sim. A Universidade Federal de Uberlândia possui um Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC). Para participar, basta solicitar o registro do projeto de pesquisa junto à PROPP (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU).

Mais informações em: http://www.propp.ufu.br/topico/tags/pivic

Quais são os temas de pesquisa desenvolvidos pelo corpo docente do Curso de Letras - Inglês e Literaturas de Língua Inglesa?

Para conhecer os interesses de pesquisa e o número de vagas abertas para iniciação científica do corpo docente do Curso de Letras - Inglês e Literaturas de Língua Inglesa, veja as tabelas abaixo:

 

DOCENTE:

Carla Nunes Veira Tavares

INTERESSES DE PESQUISA:

Graduada em Letras, licenciatura em inglês e literaturas de língua inglesa pela Universidade Federal de Uberlândia (2000). Concluiu o mestrado em estudos linguísticos na mesma universidade em 2000. Seu doutoramento foi realizado em co-tutela entre as universidades UNICAMP e Université de Franche-Comté (FR) (2010). Assim, possui o título de doutora em Linguística Aplicada pela primeira universidade e de doutora em Ciências da Linguagem pela segunda. É professora no curso de Letras da Universidade Federal de Uberlândia, com trabalhos que conjugam ensino, pesquisa e extensão sobre o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, formação de professores, com interesse especial nos seguintes temas: linguagem e subjetividade, identidade, relação sujeito-língua.

GRUPOS DE PESQUISA:

 

ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO:

 

NÚMERO DE VAGAS:

02

 

DOCENTE:

Cristiane Carvalho de Paula Brito

INTERESSES DE PESQUISA:

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), mestrado (2004) e Doutorado (2009) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Atua no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, na linha Linguagem, Ensino e Sociedade. Principais temas de interesse: formação de professores de línguas, ensino-aprendizagem de línguas (materna e estrangeira) em diferentes contextos, produção de material didático, letramentos, Análise do Discurso. Atua como coordenadora pedagógica do Programa Idiomas sem Fronteiras (língua inglesa) desde agosto de 2017.

GRUPOS DE PESQUISA:

ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO:

 

 

NÚMERO DE VAGAS:

03

 

DOCENTE:

Dilma Maria de Mello

INTERESSES DE PESQUISA:

 

GRUPOS DE PESQUISA:

 

ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO:

 

NÚMERO DE VAGAS:

 

 

DOCENTE:

Ernesto Sérgio Bertoldo

INTERESSES DE PESQUISA:

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (1988), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia, atuando na graduação e na pós-graduação. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Segunda Língua e Língua Estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, identidade, discurso, ensino de língua inglesa e formação de professores. Concluiu estágio pós-doutoral na Universidade de São Paulo em 2013.

GRUPOS DE PESQUISA:

ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO:

 

NÚMERO DE VAGAS:

03

 

DOCENTE:

Fernanda Aquino Sylvestre

INTERESSES DE PESQUISA:

Graduada em Letras pela UFU.Cursou Especialização em Teoria Crítica da Literatura na UNESP Araraquara. Doutora em Estudos Literários pela Unesp de Araraquara. Desenvolve o Projeto de Pesquisa O conto de fadas na contemporaneidade: Leituras pós-modernas. Membro do GT da Anpoll Vertentes do Insólito Ficcional. Professora permanente do Programa de Pós- graduação em Letras da UFU. Interesse para orientação: Literatura Fantástica, literatura comparada, literatura e religião, literatura contemporânea, literatura brasileira, portuguesa e de língua inglesa, narrativa.

GRUPOS DE PESQUISA:

  • Líder do Grupo de Pesquisa Narrativa e Insólito (UFU)
  • Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Vertentes do Insólito Ficcional (UNESP Araraquara)

ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO:

 

NÚMERO DE VAGAS:

03

 

DOCENTE:

Fernanda Costa Ribas

INTERESSES DE PESQUISA:

Graduada em Letras, com habilitação em inglês e português pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Completou o doutorado em Estudos Linguísticos, na área de Linguística Aplicada, também na UNESP. Fez doutorado sanduíche em Educação na Universidade de Maryland. Em 2018, completou o pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP), desenvolvendo o projeto “BNCC e ensino de língua inglesa: contribuições dos estudos sobre letramento digital e tecnologias digitais para a discussão sobre política educacional no Brasil”. É professora no Curso de Licenciatura em inglês e literaturas de língua inglesa, onde se dedica às áreas de linguística aplicada, metodologia de ensino e de pesquisa e estágio supervisionado. Também é professora do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos do ILEEL/UFU, atuando na linha Linguagem, Ensino e Sociedade. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: motivação, ansiedade, crenças, autocrenças, tecnologias e letramento digital, políticas de ensino e formação de professores.

GRUPOS DE PESQUISA:

ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO:

 

NÚMERO DE VAGAS:

03

 

DOCENTE:

Flávia Andrea Rodrigues Benfatti

INTERESSES DE PESQUISA:

 

GRUPOS DE PESQUISA:

 

ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO:

 

NÚMERO DE VAGAS:

 

 

DOCENTE:

Guilherme Fromm

INTERESSES DE PESQUISA:

Possui graduação em História (1990) e Letras - Alemão/ Português (1998), com licenciatura em Português (2009), especialização em Tradução - Inglês/Português (2000), mestrado em Linguística (2002) e doutorado em Letras (Estudos Linguísticos e Literários em Inglês - 2008), todos pela Universidade de São Paulo (USP), além de um pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Temas de interesse para orientação: Linguística de Corpus, Lexicologia, Lexicografia, Terminologia, Terminografia Bilíngue.

GRUPOS DE PESQUISA:

  • GPELC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística de Corpus
  • PLex - Pesquisas em Léxico

ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO:

 

NÚMERO DE VAGAS:

02

 

DOCENTE:

Ivan Marcos Ribeiro

INTERESSES DE PESQUISA:

Possui Graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp - Campus de Assis (1998), Mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp - Campus de Assis (2001) e Doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp - Campus de São José do Rio Preto (2004). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos de Intermidialidade, Literatura Comparada, Teoria da Literatura, Língua inglesa e Literaturas de língua inglesa, Crítica Literária e Periódicos, Literatura e outras artes. É professor permanente do quadro docente do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários do Instituto de Letras e Linguística, onde ministra disciplinas de Literatura Comparada e Estética Comparada - Estudos Interartes/Intermídia, e orienta trabalhos nessas áreas. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UFU, e também Coordenador do Programa Idiomas sem Fronteiras NucLi UFU, bolsista CAPES.

GRUPOS DE PESQUISA:

  • GPMLA - Grupo de Pesquisa em Mídias, Literatura e Artes

ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO:

 

NÚMERO DE VAGAS:

03

 

DOCENTE:

Kátia Marques da Silva

INTERESSES DE PESQUISA:

 

GRUPOS DE PESQUISA:

 

ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO:

 

NÚMERO DE VAGAS:

 

 

DOCENTE:

Maíra Sueco Maegava Cordula

INTERESSES DE PESQUISA:

Possui graduação em Letras: Português-Inglês pela Universidade de Franca, UNIFRAN (1999), mestrado em Linguística pela Universidade de Franca, UNIFRAN (2008) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, UNESP, FCLAR (2012). Atualmente é Professora de Língua inglesa na Universidade Federal de Uberlândia. Também atua como professora e orientadora no Programa de Mestrado Profissional - PROFLETRAS - UFTM. Atua como professora formadora da área de Língua Inglesa na Central de Línguas da UFU (CELIN) e como vice-coordenadora do programa PROINT (Programa de Formação Acadêmica e Linguística para a internacionalização) na Diretoria de Relações Internacionais da UFU. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: prosódia, entoação, fonética, fonologia, língua inglesa, língua portuguesa e ensino de língua.

GRUPOS DE PESQUISA:

  • FONAC - Grupo de Fonética Acústica

                    Líder: Luiz Carlos Cagliari (UNESP-FCLAR)

  • Fonologia do Português: Arcaico & Brasileiro

                    Líder: Gladis Massini-Cagliari e Luiz Carlos Cagliari (UNESP-FCLAR)

ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO:

 

NÚMERO DE VAGAS:

02

 

DOCENTE:

Mariana Rafaela Batista Silva Peixoto

INTERESSES DE PESQUISA:

Possui graduação em Letras (Licenciatura Plena em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) pela Universidade Federal de Uberlândia (2010), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2013) e doutorado em Linguística Aplicada pela mesma instituição (2017), tendo feito estágio doutoral junto ao DIPRALANG (Laboratoire de Sociolinguistique, D'Anthropologie des Pratiques Langagières et de Didactique des Langues-Cultures) na Université Paul-Valéry Montpellier 3. Atualmente, é professora adjunta do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, onde coordena o subprojeto PIBID Línguas Estrangeiras (Inglês e Espanhol), e o projeto de extensão "Práticas de letramentos em língua portuguesa e língua inglesa para mulheres e adolescentes em situação de vulnerabilidade social". Além disso, é professora formadora da Central de Línguas do ILEEL.

Tem interesse pelos seguintes temas: ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras em contextos de vulnerabilidade social; formação de professores; direitos humanos; e políticas públicas para educação e minorias. Desenvolve pesquisa na área da Linguística Aplicada, na interface dos estudos de gênero, do discurso e da psicanálise freudo-lacaniana.

GRUPOS DE PESQUISA:

  • Membro do grupo: Vozes (In)fames: exclusão e resistência

                 Líder: Profa. Dra. Maria José Coracini (DLA - Unicamp)

 

  • Membro do grupo: GELS - Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Subjetividade

                 Líderes: Profa. Dra. Carla Tavares e Prof. Dr. Ernesto Bertoldo (ILEEL - UFU)

                  Site: http://gelsufu.ntecemepe.com/

 

  • Membro do grupo: CID - Corpo e Imagem no Discurso

                 Líder: Profa. Dra. Simone Tiemi Hashiguti (ILEEL - UFU)

                  Site: http://www.ileel.ufu.br/cid/index.php/o-grupo/

ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO:

 

NÚMERO DE VAGAS:

02

 

DOCENTE:

Pedro Malard Monteiro

INTERESSES DE PESQUISA:

 

GRUPOS DE PESQUISA:

 

ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO:

 

NÚMERO DE VAGAS:

 

 

DOCENTE:

Rafael Matielo

INTERESSES DE PESQUISA:

Possui graduação em Letras - Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2007-2009), mestrado em Letras/Inglês pela UFSC (2010-2011) e doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários pela UFSC (2013-2016). Seus interesses relativos à pesquisa na área incluem: (i) Aquisição e Processamento de Inglês como L2; (ii) Ensino-Aprendizagem de Português como L2; (iii)  Ensino-Aprendizagem de Inglês Mediados por (Novas) Tecnologias.

GRUPOS DE PESQUISA:

  • Membro dos Grupos de Pesquisa: (i) Aquisição, Aprendizagem e Processamento de Primeira e Segundas Línguas (UFFS); (ii) Língua e Literaturas de Língua Inglesa e Suas Interfaces com o Ensino (UNICENTRO), do CNPq.

ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO:

N/A

NÚMERO DE VAGAS:

N/A

 

DOCENTE:

Simone Tiemi Hashiguti

INTERESSES DE PESQUISA:

É graduada em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre e Doutora em Linguística Aplicada também pela Universidade Estadual de Campinas. Professora no curso de Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia. São temas de seu interesse: corpo, memória, visualidades, discurso eletrônico, ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, educação a distância, linguagem humana e inteligência artificial.

GRUPOS DE PESQUISA:

 

ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO:

 

NÚMERO DE VAGAS:

03

 

DOCENTE:

Valeska Viginia Soares Souza

INTERESSES DE PESQUISA:

Professora do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Letras, especialista em ensino e aprendizagem de língua inglesa, mestre em Linguística, foco em letramento digital, pela Universidade Federal de Uberlândia, doutora em Linguística Aplicada, na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-doutora em pesquisa narrativa e jogos no processo de ensino e aprendizagem. Trabalha como professora de línguas desde 1989. Seu interesse de pesquisa está relacionado ao uso de tecnologias digitais de informação e comunicação para a aprendizagem de línguas.

GRUPOS DE PESQUISA:

ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO:

 

NÚMERO DE VAGAS:

02

 

DOCENTE:

Waldenor Barros Moraes Filho

INTERESSES DE PESQUISA:

 

GRUPOS DE PESQUISA:

 

ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO:

 

NÚMERO DE VAGAS:

 

 

DOCENTE:

William Mineo Tagata

INTERESSES DE PESQUISA:

 

GRUPOS DE PESQUISA:

 

ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO:

 

NÚMERO DE VAGAS: