Curso

Curso de Letras: Língua Portuguesa com Domínio de Libras

LPDL
por Portal ILEEL
Publicado: 04/07/2018 - 08:28
Última modificação: 05/03/2020 - 08:59
Sobre o curso: 

Apresentação

O Curso de Letras: Língua Portuguesa com Domínio de Libras, grau Licenciatura foi criado em consonância com o Plano Nacional dos Direitos da – Viver sem Limite, do Governo Federal. A partir desse plano foi ressaltado o compromisso do Brasil com as prerrogativas da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU), ratificada pelo nosso país com equivalência de emenda constitucional. O Brasil tem avançado na implementação dos apoios necessários ao pleno e efetivo exercício da capacidade legal por todas as pessoas com deficiência, ao empenhar-se na equiparação de oportunidades para que a deficiência não seja utilizada como impedimento à realização de sonhos, desejos e projetos, valorizando o protagonismo e as escolhas dos brasileiros com e sem deficiência. A proposta do Plano Viver sem Limite é que a convenção aconteça na vida das pessoas, por meio da articulação de políticas governamentais de acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade.

Compreendemos que haja a necessidade de fomentarmos a inserção do surdo no ensino formal e o Curso de Letras: Língua Portuguesa com Domínio de Libras, grau Licenciatura, vem ao encontro da demanda de atendermos as escolas da Educação Básica formando professores bilíngues na perspectiva do ensino de Língua Portuguesa tanto para surdos, quanto para ouvintes. Aliado ao modelo de cidade e de universidade pólo, o curso poderá vir a ser um atrativo nacional à demanda ligada à educação do surdo, haja vista o fato de ser também um curso único para esta finalidade.

O Curso de Letras: Língua Portuguesa com Domínio de Libras, grau Licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) iniciou-se no primeiro semestre de 2014. A proposta de reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Letras: Língua Portuguesa com Domínio de Libras, grau Licenciatura, busca atender, inicialmente, às Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação em Letras e dos Cursos de Licenciatura, definidas pelo Conselho Nacional de Educação, inclusive acatando a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, que modificou consideravelmente a carga horária e a organização curricular dos cursos de formação de professores em nível superior. Tem também o objetivo de atender ao Projeto Institucional de Formação e Desenvolvimento do Profissional da Educação (Resolução SEI nº 32/2017, do Conselho Universitário da UFU).

Além das questões legais, os docentes e, posteriormente, também os discentes do curso, no decorrer dos semestres letivos, observaram e pontuaram as principais dificuldades apresentadas pelo então atual currículo (2014.1). Após diversas reuniões do NDE do Curso de Letras: Língua Portuguesa com Domínio de Libras, grau Licenciatura, foi definida uma comissão que ficou responsável pela reestruturação do projeto pedagógico do curso (Portaria SEI DIRILEEL nº28, de 27 de março de 2018).

Perfil profissional: 

O campo de atuação profissional do egresso do Curso de Letras: Língua Portuguesa com Domínio de Libras, grau Licenciatura, apesar de poder envolver o âmbito de práticas diversas de linguagem, prevalece no âmbito escolar. Compreende-se, portanto, que o egresso do Curso de Letras: Língua Portuguesa com Domínio de Libras, grau Licenciatura, estará habilitado a ministrar, em instituições públicas e particulares de ensino, na Educação Básica (6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio), aulas de Língua Portuguesa para pessoas ouvintes e surdas, pois terá como língua de instrução também a Libras. Além dessas possibilidades, é da competência do profissional, entre outras: atuar como dinamizador de programas de formação continuada; produzir materiais didáticos bilíngues (Português/Libras); assessorar equipes de trabalho para atuar no desenvolvimento de material educacional bilíngue voltado às pessoas surdas; analisar os recursos pedagógicos atuais, adequá-los a uma perspectiva bilíngue de educação, entre outras.

Habilitação: 
Licenciatura
Regime acadêmico: 
Semestral com entrada anual
Turno de oferta: 
Matutino
Duração: 
4 anos
Prazo mínimo: 
4 anos
Prazo máximo: 
6 anos
Número de vagas oferecidas: 
30 vagas
Horário de atendimento: 
das 7h30min. às 11h30min. e das 13h às 17h.
Coordenador(a): Marcen de Oliveira Souza
+55 34 3291-8330 R:8330
Secretaria
Giselly Tiago Ribeiro Amado
+55 34 3291-8329 R:8329
Endereço: 
Campus Santa Mônica - Bloco 1G - Sala 251
Avenida João Naves de Ávila - 2121 - Bloco 1G Sala 1G251 - Bairro Santa Mônica
Uberlândia - MG - CEP 38400-902
Tópicos: