3ª Palestra dia 20/05 às 15h
Publicado: 14/05/2021 - 09:48
Última modificação: 14/05/2021 - 09:56

Terceira palestra do Ciclo de Palestras do Grupo de Pesquisa e Estudo em Análise de Discurso Crítica e Linguística Sistêmico-Funcional (GPE ADC&LSF). Este ciclo está vinculado ao Instituto de Letras e Linguística (ILEEL), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O objetivo é promover um espaço de interlocução entre a comunidade interna e externa à UFU, de modo que possa contribuir para a formação de todos os envolvidos e lhes fornecer mais subsídios para o desenvolvimento de atividades de ensino e de pesquisas, pautando-se na Análise de Discurso Crítica (ou Estudos Críticos do Discurso). Trata-se de um conjunto de palestras que terão como foco a linguagem e sua relação com questões sociais atuais.

O evento será inteiramente on-line e gratuito. As vagas são limitadas.

A terceira palestra será feita por Juliana de Freitas Dias, da Universidade de Brasília, no dia 20/05 às 15h de Brasília. A mediação fica por conta da doutoranda Layane Campos Soares (UFU).

A fala terá o tema: Práticas insurgentes e críticas de leitura e de escrita na escola e na universidade

Resumo: Esta palestra trata de reflexões ontológicas, epistemológicas e metodológicas no âmbito da Análise de Discurso Crítica em tempos de decolonização (Santos, 2010; Lugones, 2014; Ballestrin, 2013) desenvolvidas por pesquisas do Grupo de Pesquisa Educação Crítica e Autoria Criativa (GECRIA- UnB/CNPq). A ênfase sociodiscursiva desse estudo está na (re)construção dos modos de representar, de ser, de sentir e de agir em relação à autoria criativa em comunidades de escrita coordenadas pelo GECRIA. Nosso objetivo é mobilizar saberes decoloniais para desencaixar as metodologias tradicionais das práticas escolarizadas em torno da leitura e da escrita. Propomos formas criativas e insurgentes de (re)encaixes com foco em rodas de escrita com professores/as e estudantes engajados/as em seus protagonismos como autores/as autônomos/as e criativos/as no bojo de uma pedagogia crítica de projetos (Dias, Coroa e Lima, 2018). Ao abrir essa fenda, o GECRIA insere estudantes e docentes como sujeitos diante de suas histórias, os quais penetram o espaço escolar através de novas formas de existir, de ser e de poder, com suas reexistências materializadas em textos autorais, em currículos vivos, legitimados pelo viés da decolonialidade, através de práticas pedagógicas transgressoras. Para esta apresentação, trazemos uma análise discursiva crítica de textos de participantes das nossas comunidades de escrita, que são também comunidades de mudança (hooks, 2013, Ribeiro e Dias, 2021), a fim de aprofundar uma construção teórico-metodológica em torno da Consciência Linguística Crítica- CLC (Clark, 1991; Leal, 2006; Dias, 2013), de modo a revisitar a agenda da CLC e propor a ideia de continuum entre letramentos de resistência e letramentos de reexistência.

Link de inscrições: https://bit.ly/praticasinsurgentes

Para maiores informações, acesse o site: http://www.ileel.ufu.br/adclsf

Em caso de dúvidas, escreva para: adc.ufu@gmail.com

Siga-nos no Instagram e Facebook: @gpeadclsf

Contamos muito com sua participação!

Comissão Organizadora do Ciclo de Palestras do GPE ADC&LSF