Ciclo de debates "Linguagem, ensino e letramento: diálogos transdisciplinares

por Alinne
Publicado: 22/07/2021 - 13:08
Última modificação: 22/07/2021 - 13:30

Esta proposta de ação extensionista visa promover reflexões interdisciplinares em torno de questões de linguagem, educação e letramento, a partir de áreas distintas como a Sociolinguística, a Linguística Aplicada, a Pedagogia e a Filosofia. Está vinculada ao Grupo de Pesquisa em Cognição, Afetividade e Letramento Crítico (GPCAL), coordenado pelos professores Fernanda Costa Ribas e William Mineo Tagata (ILEEL). Através da proposta, intencionamos compartilhar os estudos que têm sido desenvolvidos sobre as questões acima mencionadas, cuja relevância para a formação inicial e continuada de professores de línguas se estende a todos interessados na construção de práticas educacionais democráticas e inclusivas. Para tanto, o grupo convidou palestrantes oriundos de outras universidades públicas brasileiras para conduzirem uma série de debates com duração aproximada de 2 horas, a serem realizados no ambiente virtual Google Meet, no período compreendido entre 20 de julho e 6 de agosto de 2021. Entre os temas abordados durante os debates, estão as relações imanentes entre política e linguagem, práticas de letramento e alfabetização, contribuições das teorias decoloniais, diferentes acepções e pesquisas de letramento, como por exemplo o letramento científico e o letramento crítico.

Os debates ocorrerão via Google Meet

INSCREVA-SE AQUI