Subsídios da Fonética e da Fonologia para o trabalho com a consciência fonológica nas fases iniciais do letramento

Inscrições abertas em 30/03/2022
Publicado: 30/03/2022 - 15:18
Última modificação: 01/04/2022 - 15:28

Extensão online

Coordenadora: Profª Drª Margareth De Souza Freitas Thomopoulos

Duração: 04 de maio de 2022 a 31 de julho de 2023

Encontros: síncronos às segundas-feiras, das 19:30h às 21:00h e outro dia/horário a ser escolhido pela turma; Link para os encontros: será disponibilizado posteriormente.

Público-Alvo: professores de educação infantil da rede pública de ensino e alunos dos cursos de letras e de pedagogia da ufu.

Este projeto visa contribuir com a formação do professor que atua nas fases iniciais do letramento por meio de incursões pelo trabalho com a consciência fonológica dos aprendizes, que pressupõe um sólido conhecimento dos aspectos fônicos da língua por parte do docente. A partir de uma revisão dos aspectos fônicos do português brasileiro e do compartilhamento de experiências docentes com os participantes do projeto, serão formuladas propostas para solução dos problemas recorrentes nas fases iniciais do letramento quanto às relações letra/fonema/fone/consciência fonológica, fundamentais para o sucesso do processo de inserção do aprendiz no mundo da leitura/escrita. O produto final do Projeto será a compilação de propostas didático-pedagógicas resultantes das reflexões realizadas, que serão aplicadas às turmas de letramento inicial pelos professores participantes do projeto no primeiro semestre de 2023.

Inscrição: de 30/03 a 30/04/2022

Link para inscrição: https://www.ileel.ufu.br/cecle/sistema/login/page-login.php