Acontece

X Simpósio Lendo, Vendo e Ouvindo o Passado (online) Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de Uberlândia

30/5 a 01/6 de 2022
por Leticia
Publicado: 18/05/2022 - 11:13
Última modificação: 29/07/2022 - 10:58

Vídeos
Para assistir às gravações do evento, acesse nosso canal do YouTube.


 

As Metamorfoses pretendem representar o conjunto do que é passível de ser narrado transmitido pela literatura com toda a força de imagens e de significados que ele comporta, sem decidir — segundo a ambiguidade propriamente mítica — entre as chaves de leitura possíveis.

(Italo Calvino, “Ovídio e a contiguidade universal” in Por que ler os clássicos, trad. Nilson Moulin)

 

De minha parte considero a Terra nobilíssima e admirável por tantas e tão diversas alterações, mutações, gerações etc. que nela acontecem incessantemente […] E que maior estultícia se pode imaginar que aquela que chama coisas preciosas as joias, a prata e o ouro, e vilíssimas a terra e o barro? […] Os que exaltam tanto a incorruptibilidade, e inalterabilidade etc […] eles mereceriam encontrar-se com uma cabeça de Medusa […]

(Galileu Galilei, Sagredo, no  Diálogo sobre os dois máximos sistemas, trad. Pablo Miraconda)

Com muita satisfação, anunciamos a 10.ª edição do simpósio bienal Lendo, Vendo e Ouvindo o Passado!

Nesta atividade gratuita, online (via plataforma Zoom) e aberta ao público, mediante inscrição prévia, 46 professores do Brasil e do exterior (34 palestrantes e 12 moderadores) e 15 monitores (estudantes de graduação e pós-graduação voluntários) se reúnem, na tradição democrática da universidade pública brasileira, para se debruçar sobre uma das grandes obras da literatura clássica, as Metamorfoses, de Ovídio, bem como sobre o conceito em si mesmo, tão rico, e seus correlatos: movimento, mudança, mutação e transformação, entre outros.

Organizada por professores dos cursos de Letras e Filosofia, numa parceria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a 10.ª edição do Simpósio Lendo, Vendo e Ouvindo o Passado acontecerá de 30 de maio a 01 de junho, em formato remoto. Numa proposta simultânea de regionalização e internacionalização, o evento é uma atividade bienal que tem como objetivo rever, reler e repensar o passado e nós a partir de discussões em mesas-redondas e debates com o público.

Nesta edição em parceria com a UFU, a escolha do tema “Metamorfoses e metamorfoses” tomou como ponto de partida discutir alguns aspectos do célebre e influente poema de Ovídio. Partindo dessa obra, mas pensando a metamorfose em sentido amplo e interdisciplinar (na filosofia, na história, na tradução, na recepção da literatura posterior, na arqueologia), a ideia é discutir o conceito em diversos campos do conhecimento, desde a Antiguidade até o mundo atual, numa proposta de, simultaneamente, reler os clássicos e trazê-los para a atualidade. Se, por um lado, o magnum opus ovidiano dialoga com o passado mítico grego, bem como com a poesia e filosofia, por outro, sua recepção posterior na literatura, nas artes plásticas, no cinema, na música e na escultura é riquíssima e inspiradora.

O Simpósio contará com mesas-redondas compostas por palestrantes do Brasil e do exterior, distribuídas nos turnos da manhã, tarde e noite durante os três dias de evento, totalizando uma carga horária de 25h.

Damos a todas/os as/os interessados/as em dialogar em uma perspectiva interdisciplinar as boas-vindas, desejando um encontro estimulante e prazeroso!

Vagas: 80 vagas.
Carga horária: 25h.

 

Informações, programação e inscrições: https://www.fafich.ufmg.br/10simposiolvop/

 

Organização

Professores organizadores
Júlia Batista Castilho de Avellar (Letras/UFU)
Maria Cecília de Miranda N. Coelho (Filosofia/UFMG)
Rodrigo Gonçalves (Letras/UFPR, Pós-doutorando na FALE/UFMG)
Rubens Nunes Sobrinho (Filosofia/UFU)
Sandra Maria G. B. Bianchet (Letras/UFMG). 

Monitores organizadores

André Mynssen (Mestrando – PPGFIL/UFMG); Arthur Vilella (Doutorando – PPGFIL/UFMG); Caio Franco Assunção (Graduando – Filosofia/UFMG); Clinton Gonçalves dos Santos (Graduando – Filosofia/UFMG); Daniel Felipe Couto Vieira Silva (Doutorando – Filosofia/UFMG); Daniel Mendonça Nunes (Mestrando – Filosofia/UFMG); Daniela Brinati (Doutoranda – PPGFIL/UFMG); Eduardo Rodrigues (Mestrando – PPGFIL/UFMG); Emanuelle Gomes (Graduanda – Filosofia/UFMG); Helen Carolina de Mesquita (Graduanda – Letras/UFU); João Henrique de Oliveira Silva (Graduando – Filosofia/UFMG); Larissa Natálie de Souza (Graduanda – Letras/UFU); Najla Gaia (Mestranda – Filosofia/UFMG); Rafael Reggiani Gomes (Graduando – Filosofia/UFMG); Romana Guimarães (Graduada – Filosofia/UFMG).

 

Agradecimentos

Às unidades acadêmicas e grupos de pesquisa

Coordenação de Extensão e Educação Continuada em Letras/UFU
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFMG 
Faculdade de Letras/UFMG
Instituto de Filosofia/UFU 
Instituto de Letras e Linguística/UFU 
Grupo de Filosofia Antiga/UFMG-CNPQ
Grupo Gregos e Baianos FIL/UFMG 

Grupo Retórica e Argumentação FAFICH-FALE/UFMG-CNPQ
Programa de Pós-graduação em Filosofia/UFMG 
Programa de Pós-graduação em Estudos Literários/UFMG  

À Anamaria Ferreira, bibliotecária Júnior da PUCRS, pela permissão para o acesso, manuseio e utilização de imagem de obras raras da Biblioteca Central Irmão José Otão, em particular esta edição das Metamorfoses (Parma, 1793), por ocasião da visita da Professora Maria Cecília M. Coelho àquela instituição;

À Camila Carvalho, pelo design do cartaz.