Ciclo de leituras homéricas: Ilíada e a tradição épica

de abril a outubro de 2023
Publicado: 18/04/2023 - 14:51
Última modificação: 19/04/2023 - 09:39

Este projeto propõe realizar a leitura integral e discussão dos doze primeiros cantos do poema épico Ilíada, atribuído a Homero. Partindo da leitura prévia e sequenciada do poema, os participantes dialogarão sobre os aspectos mais relevantes de cada canto e os elementos característicos da tradição épica. Esta ação pretende não só sanar lacunas curriculares e culturais de graduações universitárias, bem como fornecer à comunidade interna e externa espaço para o conhecimento e a leitura do texto homérico. Além de ampliar a formação leitora dos integrantes e participantes, objetiva promover a interação dialógica entre a comunidade externa e a interna, levando-as a protagonizar um debate e troca de conhecimentos a respeito da permanência de categorias estruturais da épica antiga (significado, personagem, enredo, ponto de vista, espaço, tempo) em formas narrativas contemporâneas, sejam escritas, como romances e contos, sejam visuais, como cinema, séries, telenovelas, jogos de videogame. Dito de outra maneira, é o texto clássico reverberado, ou seja, imagens verbais presentes no texto clássico e que participam, também, nas vivências dos participantes, e se rearticulam nas experiências deles por meio do signo verbal ou visual.

A ação terá duração de 30h, com encontros presenciais a cada duas semanas (de abril a outubro/2023) no campus Santa Mônica. Parte da carga horária destina-se à leitura prévia dos cantos da Ilíada, com o objetivo de que o público forme impressões anteriores aos encontros. O público-alvo da ação abarca membros da comunidade interna (discentes de graduação e pós-graduação) e membros da comunidade externa, interessados em Homero, literatura antiga e epopeias. Os encontros serão conduzidos pelos coordenadores do projeto e por graduandas em Letras sob sua orientação, reforçando o impacto da ação na atuação docente, formação cidadã e realização de pesquisa.

Ocorrerão 12 encontros ao longo do ano de 2023, de abril a outubro, às segundas-feiras, das 17h às 19h.

Sala a definir.

Atividade gratuita e presencial no Campus Santa Mônica da UFU.

Coordenação e organização: Prof. Frederico de Sousa Silva, Prof. Marcus Vinícius Lessa de Lima.

Colaboração na organização: Ana Clara de Sena Souza (Graduanda em Letras/UFU), Ana Luiza Borges Batista Santos (Graduanda em Letras/UFU), Luana Vitória Araújo (Graduanda em Letras/UFU), Luanna Xênia Gomes (Graduanda em Letras/UFU).

Cronograma:

1. 24/04/2023: Ilíada de Homero – canto I.

2. 08/05/2023: Ilíada de Homero – canto II.

3. 29/05/2023: Ilíada de Homero – canto III.

4. 05/06/2023: Ilíada de Homero – canto IV.

5. 24/07/2023: Ilíada de Homero – canto V.

6. 07/08/2023: Ilíada de Homero – canto VI.

7. 21/08/2023: Ilíada de Homero – canto VII.

8. 04/09/2023: Ilíada de Homero – canto VIII.

9. 18/09/2023: Ilíada de Homero – canto IX.

10. 02/10/2023: Ilíada de Homero – canto X.

11. 16/10/2023: Ilíada de Homero – canto XI.

12. 30/10/2023: Ilíada de Homero – canto XII.

Horário dos encontros: 17h às 19h.

Vagas: 25.

Carga Horária: 30h.

Dessa carga horária, 24h destinam-se aos encontros presenciais e 6h à leitura prévia da Ilíada. Os certificados de participação serão emitidos ao final, de acordo com as horas presenciais efetivamente frequentadas pelo participante.

Local: Av. João Naves de Ávila, 2121 – Campus Santa Mônica – Universidade Federal de Uberlândia. Sala a definir.

Inscrições: INSCRIÇÃO: CICLO DE LEITURAS HOMÉRICAS: ÍLIADA E A TRADIÇÃO ÉPICA (1ª EDIÇÃO) (google.com)

Contato para dúvidas: homericodaufu@gmail.com