Acontece

Minicurso: “O corpo feminino: uma análise dos modos de operação da ideologia”

Datas: 23 e 30 de setembro, das 14h às 17h
por Leticia
Publicado: 20/09/2023 - 11:35
Última modificação: 20/09/2023 - 11:35

O minicurso intitulado “O corpo feminino: uma análise dos modos de operação da ideologia” é parte das ações do Grupo de Pesquisa e Estudo em Análise de Discurso Crítica e Linguística Sistêmico-Funcional (GPE ADC&LSF), do ILEEL/UFU, e ao projeto de pesquisa “Gêneros, discursos, identidades e letramento: um olhar para diferentes práticas sociais, coordenados pela Profa. Dra. Maria Aparecida Resende Ottoni.

Neste minicurso, objetivamos proporcionar um panorama geral do conceito de ideologia, dando ênfase aos modos de operação da ideologia em discursos sobre o corpo feminino. Desse modo, estudaremos os conceitos teóricos de ideologia com a finalidade de compreender seus pressupostos teóricos e sua aplicação no desenvolvimento de pesquisas no campo da Linguística Aplicada.

Ministrante: Me. Ângela Márcia Fernandes Pereira, Me. Cíntia Aparecida de Sousa e Me. Thais dos Santos Souza

Coordenadora: Dra. Maria Aparecida Resende Ottoni

Local: Plataforma Google Meet e Classroom

Datas: 23 e 30 de setembro, das 14h às 17h

Carga horária: 10 horas

Inscreva-se pelo link: https://forms.gle/QWe9VzJ1sNtoMUFH8

Interface gráfica do usuário, Texto

Descrição gerada automaticamente

Formulário de Inscrição no Minicurso: O corpo feminino: uma análise dos modos de operação da ideologia

Este minicurso está vinculado ao Grupo de Pesquisa e Estudo em Análise de Discurso Crítica e Linguística Sistêmico-Funcional (GPE ADC&LSF), do ILEEL/UFU, coordenado pela Profa. Dra. Maria Aparecida R. Ottoni. Neste minicurso, objetivamos proporcionar um panorama geral do conceito de ideologia, dando ênfase aos modos de operação da ideologia em discursos sobre o corpo feminino. Desse modo, estudaremos os conceitos teóricos de ideologia com a finalidade de compreender seus pressupostos teóricos e sua aplicação no desenvolvimento de pesquisas no campo da Linguística Aplicada. Além disso, desenvolveremos leituras críticas sobre diferentes textos acadêmicos produzidos na área, com o intuito de percebermos diferentes conceitos teóricos e o modo como os pesquisadores/as articulam análises sociais e linguístico-discursivas, uma vez que os trabalhos desenvolvidos nesta área parte de um problema social que tem uma faceta discursiva/semiótica. Com isso, pretendemos contribuir para o trabalho de lei

forms.gle

Siga-nos no Instagram e Facebook: @gpeadclsf 

 Organização: GPE ADC&LSF