Acontece

Oficina de Contação de Histórias: Literatura Infantil Indígena

por Fernando Oliveira
Publicado: 20/10/2023 - 09:09
Última modificação: 20/10/2023 - 09:10

Oficina de Contação de Histórias: Literatura Infantil Indígena.


Esta é uma proposta de atividade de extensão criada na disciplina Prointer IV que, por meio da literatura, visa trabalhar com abordagens participativas para a viabilização sócio-educativas das relações interpessoais entre as alunas-idealizadoras e a comunidade do Centro Cultural Indígena Cacica Kauán Poty Guarani, com foco nas mães locais. O objetivo principal é construir conhecimentos e saberes sobre a cultura e a literatura indígenas, a partir da prática de contação de histórias. O projeto será implementado no Centro Cultural Indígena Cacica Kauán Poty Guarani, em três dias de oficinas. Haverá a participação da anfitriã Cacica Kawany Tupinambá. As atividades compreenderão discussões sobre a importância da literatura infantil (indígena) para o desenvolvimento das crianças, bem como o desenvolvimento de técnicas sobre contação de histórias infantis indígenas, incluindo dicas de como envolver as crianças nesse universo literário. Além disso, pretende-se que as mães locais, participantes e também protagonistas do projeto, sejam incentivadas a pôr em prática o conhecimento construído na atividade anterior em sua própria vivência cultural, levando em conta o que já sabem em suas experiências literárias. A proposta pretende encorajar as mulheres da comunidade Glória em Uberlândia- MG, a praticar a arte de contar histórias para suas crianças, sobrinhos, netos, irmãos, alunos, entre outros. O intuito é promover uma interação social e a valorização da cultura e da arte literária dos povos originários, permitindo o diálogo entre o conhecimento dos participantes, desde os princípios literários indígenas até a identificação com a comunidade à margem da sociedade letrada. Esta atividade de extensão visa criar um ambiente de aprendizagem e compartilhamento cultural que respeite a diversidade cultural e os saberes populares, com foco nos dos povos indígenas.

A oficina ocorrerá ao longo de 3 dias (29/10, 05/11 e 12/11)

Horário: às 15:00 horas

Local: Centro Cultural Indígena Cacica Kawã Poty Guarani, espaço construído pela Cacique Kawany Tupinambá, mulher indigena do povo tupinambá, Liderança do Movimento de Indígenas Não-Aldeados do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e coordenadora da Cozinha Comunitária do Glória.

Atividade de extensão aberta ao público em geral, em especial às mulheres e às mães da cidade. 

Parceria entre Centro Cultural Indígena Cacica Kawã Poty Guarani, Ileel, Cecle, Curso de Letras: língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa e disciplina PROINTER IV - Práticas em Literatura.