3º Seminário sobre a Surdocegueira da UFU - 22/11/2023

Publicado: 07/11/2023 - 10:23
Última modificação: 13/11/2023 - 09:57

“3º Seminário - Surdocegueira: comunicação e desafios na atualidade” -

Evento presencial e gratuito no câmpus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (Auditório do Bloco 5R).

O evento ocorrerá no dia 22 de novembro de 2023 no auditório 5R – Câmpus Santa Mônica. Em sua 3ª edição, o Seminário sobre a surdocegueira do ILEEL “Surdocegueira: comunicação e desafios na atualidade “, tem como objetivo geral problematizar acerca das questões metodológicas de interação e de ensino ligadas aos surdocegos. Assim, promover espaços de diálogo, socialização e produção de saberes da/sobre a surdocegueira, envolvendo a comunidade interna e externa da UFU. O evento se destina a docentes, discentes e técnico-administrativos do ILEEL e da UFU; comunidade externa (professores da educação básica, alunos de outras universidades, tradutores e intérpretes de Libras; guias-intérpretes, participantes de atividades extensionistas oferecidas pelo ILEEL; pessoas com Surdocegueira; familiares de pessoas com Surdocegueira). Promover momentos de convivência e interação entre as pessoas surdocegas e as demais pessoas criando possibilidades de vínculos e intercâmbios de experiências. Buscar a interação dialógica, envolvendo a comunidade acadêmica (servidores e alunos) com os demais setores da sociedade abrindo-se ao diálogo, a troca de experiências e conhecimentos, para a participação e o contato com questões relacionadas a Surdocegueira com o fim de possibilitar reflexões sobre as questões sociais que envolvem os surdocegos.

O evento contará com uma conferência de abertura sobre a surdocegueira em cenário regional do Triângulo Mineiro e no âmbito da UFU; uma mesa redonda com professores convidados da UFU e de outras instituições, relato de experiências de profissionais surdocegos e de guia-intérprete surdo, que poderão compartilhar suas experiências. O evento conta ainda com a realização de duas oficinas, uma relacionada a elaboração de material em Braille para a educação básica e outra relacionada a comunicação e processos interativos com surdocegos em ambientes sociais.

As inscrições estão abertas e ocorrerão até 21/11/2023. Poderá se inscrever no evento qualquer membro da comunidade (evento gratuito).

Para se inscrever no evento, preencha o  FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.

Dúvidas? Escreva para surdocegoufu@gmail.com