Ciclo de leituras homéricas: Ilíada e a tradição épica (2ª Edição)

por Alinne
Publicado: 09/01/2024 - 17:50
Última modificação: 10/01/2024 - 14:17

Esta ação extensionista objetiva realizar a leitura e discussão dos doze cantos finais do poema épico Ilíada, atribuído a Homero. As atividades previstas contemplam a leitura sequenciada do poema, a discussão de elementos característicos da tradição épica e a apresentação dos aspectos mais relevantes de cada canto. O público-alvo da ação abarca membros da comunidade interna (discentes de graduação e pós-graduação) e membros da comunidade externa, interessados em Homero, literatura clássica e epopeias. Esta ação pretende sanar lacunas curriculares e culturais não só de graduações universitárias (e não só da UFU), mas também tem por objetivo fornecer à comunidade interna e externa espaço para o conhecimento e a leitura do texto homérico. Além de ampliar a formação leitora dos integrantes e participantes, objetiva promover a interação dialógica entre a comunidade externa e a interna, levando-as a protagonizar um debate e troca de conhecimentos a respeito da permanência de categorias estruturais da épica antiga (significado, personagem, enredo, ponto de vista, espaço, tempo) em formas narrativas contemporâneas, sejam escritas (como romances e contos), sejam visuais (como cinema, séries, telenovelas), sejam híbridas e interativas (como jogos de videogame). Dito de outra maneira, interessa ao projeto o texto clássico reverberado, ou seja, imagens verbais presentes no texto clássico que permanecem vivas para os participantes e que se rearticulam em suas experiências, por meio do signo verbal ou visual.

Atividade presencial no campus Santa Mônica em sala a definir.

Serão 12 encontros semanais, às segundas-feiras, de 17h às 19h, de 15/01 a 22/04.

Vagas: 20.

A atividade é gratuita.

Inscrições: de 10/01/24 até 15/01/2024, via e-mail do coordenador: marcus.lima@ufu.br.