LATIVM MAIOR: Ciclo de encontros ciceronianos (edição 2024)

por Alinne
Publicado: 29/01/2024 - 13:59
Última modificação: 29/01/2024 - 14:00

Este projeto, gratuito e aberto ao público interno e externo, busca dar prosseguimento ao estudo de latim e aprofundar questões gramaticais e culturais relacionadas a essa língua, por meio da leitura de textos filosóficos de Cícero e da discussão de excertos de outros autores latinos, sob um viés interdisciplinar envolvendo as áreas de Letras, Filosofia e Tradução. O projeto vincula-se ao “Grupo de Estudos de Latim Filosófico” (GELAFI), criado pelo prof. João Bortolanza (agora aposentado), e dá continuidade a ações anteriores, numa parceria entre ILEEL e IFILO que alia ensino, pesquisa e extensão.

O projeto propõe um ciclo de encontros online para leitura, análise e discussão de obras do escritor latino Cícero, sendo esta edição dedicada ao livro I do De officiis. Conduzidos pelos professores ministrantes, os encontros ainda terão apresentações de discentes e participantes inscritos, com troca de saberes que coloca meio acadêmico e sociedade em diálogo.

Início das atividades: 09 de fevereiro de 2024.

Serão emitidos certificados com a carga horária correspondente ao número de encontros de participação.

Carga horária: 80h. Serão encontros quinzenais, de fevereiro a dezembro de 2024, às sextas-feiras, das 14h30 às 17h. Parte da carga horária total (2h30/quinzenal) destina-se a atividades de leitura prévia e tradução dos textos indicados. O cronograma completo será apresentado aos participantes no encontro inicial.

Local: Plataforma Microsoft Teams. O link será enviado aos inscritos por email, no dia de cada encontro.

Vagas: 15 vagas.

Inscrições:  de 29/01/2024 a 08/02/2024.   FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Público-alvo: Alunos dos cursos de Letras, Filosofia, Tradução, História, Direito e de outros cursos (desde que tenham completado o itinerário de algum processo de formação em língua latina) que desejem aprofundar e dar continuidade aos conhecimentos da língua latina. Egressos da universidade, professores da rede pública e privada, interessados em retomar ou dar prosseguimento aos estudos de latim. Professores e pesquisadores de latim que queiram ter uma interlocução colaborativa e um contato constante com textos originais da língua latina.

Ministrantes já confirmados

Antônio Martinez de Rezende (Letras/UFMG)

Daniel Padilha Pacheco da Costa (Tradução/UFU)

João Bortolanza (Letras e Filosofia/UFU)