Acontece

Afrofotobiografias em questão - A visibilidade dos invisíveis

Inscrições prorrogadas até 6 de maio de 2024.
por Alinne
Publicado: 19/03/2024 - 15:30
Última modificação: 22/04/2024 - 10:27

O projeto de extensão Afrofotobiografias em questão - A visibilidade dos invisíveis promove oficinas de caráter experimental com imersão produtiva no fazer fotográfico a partir da elaboração de diários “Afrofotobiográficos”. O curso possibilitará aos participantes vivenciar o processo de criação fotográfico e textual a partir da discussão sobre a problemática da afro-autobiografia/biografia a partir da interface entre texto e imagem, individualmente e/ou em grupo, a partir de recorte temático específico, roteiro de pesquisa, escolhas técnicas adequadas à temática, preparação do ENSAIO FOTOGRÁFICO final em suporte dimensionado para apresentação em Exposição Coletiva e publicação em livro.

O recorte proposto contempla a representação afro-imagética a partir de histórias que ficam fora do circuito oficial, isto é, relatos de pessoas que ficam restritos aos seus locais de enunciação, bem como imagens que revelam a sua alteridade e instauram a sua presença na sociedade. A partir desse ponto, podemos aproximar as construções imagéticas como um elemento essencial na elaboração das biografias, pois a fotografia também tem o seu componente de ficção que começa no real e pode ir muito além dele. Tanto que os instantâneos também têm o seu grau de artificialidade gerado pelas exigências do aparato fotográfico. Além disso, a finalidade do uso da fotografia também descortinaria suas possíveis implicações na composição de arquivos. Os arquivos elaborados nesta proposta de extensão universitária buscam sugerir novas possibilidades de representação dos afrodescendentes e tornar públicas as suas histórias e imagens, isto é, no decorrer da execução da proposta, os participantes poderão vivenciar a interação dialógica (ação de mão dupla) da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos ao elaborar as fotobiografias. Caberá ao público vedor julgar por si mesmo e reelaborar no seu imaginário outra visão do negro na sociedade.

Metodologia

-Aulas expositivas de obras teóricas e fotográficas de referência com uso de data show;

- Aulas práticas de elaboração de textos;

- Aulas práticas de elaboração de imagens;

- Debate sobre a lei de direitos de uso de imagem;

- Noções de fotografia analógica e digital; iluminação de estúdio;

-Interação prévia com "fotografados", isto é, ao elaborar as afrofotobiografias serão contempladas duas perspectivas: representação imagética passiva ou ativa.

 

O coordenador e ministrante deste curso é o professor Rodrigo Vasconcelos Machado.

Os requisitos para participação da oficina são: noções de fotografia e câmera fotográfica analógica/digital, bem como noções de iluminação.

O público-alvo é a comunidade da UFU - que inclui professores, alunos e técnicos administrativos -, além de pessoas da comunidade externa que tenham interesse em fotografia e suas técnicas.

 Idade mínima: 18 anos.                                        Vagas: 30

Curso Gratuito

Localização:  Av. João Naves de Ávila, 2121 - - Uberlândia / MG - Campus Santa Mônica - Bloco 1G - Sala a definir

 

INCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 6 DE MAIO DE 2024.                 Acesse o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

 

Início da oficina: 7 de maio de 2024.

Programação completa e atualizada será informada em breve.