TCC

por Portal ILEEL
Publicado: 03/07/2018 - 23:34
Última modificação: 17/01/2020 - 10:56

Pelo fato de o Curso de Tradução ser um bacharelado, instituiu-se como objeto de avaliação do aluno a monografia, realizada sob a forma de duas disciplinas (Projeto de Monografia e Monografia), que totalizam uma carga horária de 240 horas (120 horas cada). A área em que é desenvolvido o trabalho monográfico é definida pelo conjunto de disciplinas cursadas pelo aluno.

Acredita-se que a monografia seja uma opção de avaliação desejável pelas seguintes razões:

(i) fornece um objetivo final que direciona o desempenho do aluno durante toda a graduação;

(ii) aproxima estudantes e professores, mediante o sistema de orientação de monografia;

(iii) requer que o aluno produza um texto escrito acadêmico;

(iv) permite aos professores oferecer orientação em suas áreas de interesse, favorecendo interfaces interessantes; e

(v) facilita a socialização de conhecimentos produzidos pela pesquisa.

De acordo com o PPC do curso de Tradução, a disciplina Projeto de Monografia é ofertada no sexto período do curso, com carga horária total de 120 horas, divididas em 60 horas teóricas e 60 horas práticas. No sétimo período, é ofertada a disciplina Monografia, com carga horária total de 120 horas, constituída em sua totalidade em carga horária prática. Para que o discente se matricule na disciplina de Monografia, é necessário, como pré-requisito, que tenha cursado com aproveitamento a disciplina Projeto de Monografia.

O discente que se matricular nas referidas disciplinas deve escolher um professor para orientá-lo. O professor a ser escolhido deve ser o mesmo em ambas as disciplinas, estar entre os docentes lotados no ILEEL e possuir afinidade com a área a ser pesquisada no projeto desenvolvido pelo aluno. Além disso, como forma de garantir uma melhor relação aluno/professor, que até o momento tem sido de, no máximo, quatro alunos por orientador por semestre, tem-se instituído uma prática de pré-escolha do professor pelos alunos, havendo uma reunião do Núcleo de Tradução para uma confirmação da distribuição dos alunos e reparo de possíveis discrepâncias nos números de orientações por professor.

A carga horária prática de 120 horas da disciplina Monografia deve ser atendida pelas atividades inerentes à elaboração da monografia, a saber: identificação e observação de um fenômeno teórico ou empírico; delimitação de um objeto de estudo e problematização (conforme o projeto); construção e testagem de hipóteses; coleta, análise e interpretação de dados; implicações e limitações do estudo; escritura, reescritura e defesa pública da monografia, sob orientação do professor orientador.

A banca que avalia a defesa da monografia é composta por três professores: o orientador e mais dois professores indicados por ele. Os professores convidados podem ser docentes do ILEEL, da UFU ou de qualquer instituição de ensino superior (desde que não acarrete ônus à unidade acadêmica).

A monografia deve ser elaborada de acordo com o que preconizam as normas da ABNT e com o mínimo de trinta laudas de parte textual. A monografia deve ser entregue provisoriamente em três vias impressas, encadernadas em espiral (capa PVC), destinadas aos docentes que comporão a banca de defesa da monografia. A entrega da monografia provisória deve ser realizada até 15 dias antes da defesa. A defesa deve ser agendada com antecedência mínima de 30 dias e ocorrer depois de decorridos 75% do semestre letivo, até 7 dias antes do término do semestre letivo.

A defesa da monografia ocorre em sessão pública, sendo composta de:

    apresentação oral, com duração de 20 a 30 minutos;
    arguição, com duração de 20 a 30 minutos; e
    parecer da banca.

Para a apresentação, o aluno pode fazer uso de recursos eletrônicos de mídia. Cada arguidor tem de 10 a 15 minutos para sua exposição, incluindo-se a réplica.

Após a defesa, a banca emite o resultado e, caso necessário, aponta as correções a serem realizadas na monografia. A avaliação da monografia e de sua defesa corresponde a 100 pontos, assim divididos: a parte escrita até 80 pontos e a defesa da monografia até 20 pontos. Os resultados da defesa são registrados em ata a ser arquivada pela secretaria da coordenação.

Alguns trabalhos, dependendo do seu nível de maturidade teórica e metodológica, têm sido submetidos a publicação conjunta do orientador e do orientando em periódicos indexados. Além disso, a UFU, ciente da qualidade dos trabalhos desenvolvidos, recentemente criou um repositório institucional ao qual serão incorporadas todas as monografias dos alunos para fins de divulgação e publicização. Adiciona-se ainda que alguns professores possuem o site docente, disponibilizado pela Direção do Instituto de Letras e Linguística, no qual também disponibilizam as produções de seus alunos.

Desde 2018, as monografias defendidas na graduação podem ser acessadas no Repositório Institucional, através do seguinte link:

Repositório Institucional UFU

Tópicos: