Curso

Curso de Graduação Letras (Inglês)

por Portal ILEEL
Publicado: 04/07/2018 - 08:28
Última modificação: 22/08/2020 - 11:19
Sobre o curso: 

Apresentação

O Curso de Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa, aqui apresentado, tem suas origens e motivações em múltiplas experiências advindas, ao longo dos últimos anos, dos Cursos de Letras em suas diversas e singulares habilitações.

A criação da Licenciatura Plena em Letras Inglês e Literaturas de Língua Inglesa se justifica, primeiramente, pelo fato de ser a língua estrangeira legalmente oferecida na educação básica, compondo o currículo das escolas de ensino fundamental e médio. Em segundo lugar, esta nova proposta pretende contemplar a intensificação da inserção das tecnologias digitais nos processos de ensino-aprendizagem de língua inglesa, os efeitos da globalização e da diversidade cultural, as questões étnico-raciais, de gênero, de identidade, bem como a temática ambiental. Essas questões têm decorrência nos modos como se ensina e se aprende uma língua estrangeira e representam desafios para aqueles que se propõem a assumir a posição de docente. Em terceiro lugar, a proposta busca atender às demandas de formação de professores de língua inglesa neste momento histórico em que a língua inglesa se configura como uma língua de circulação internacional. As universidades brasileiras, de modo geral e, em particular, a UFU, têm empenhado esforços no sentido de incrementar seu processo de internacionalização. Diante desse cenário, a língua inglesa tem um papel nesse processo, justificando um curso de licenciatura que promova a formação de professores que contribuam de forma crítica com o ensino e a aprendizagem da língua inglesa, no contexto histórico atual. Consequentemente, esta proposta visa formar professores de língua inglesa que possuam uma consistente competência linguístico-discursiva atrelada aos desafios da contemporaneidade.

Nesse sentido, a configuração deste currículo apresenta uma alteração no conjunto de componentes curriculares que podem reverter, a nosso ver, a favor de uma formação mais consistente para o licenciando em Língua Inglesa. Isso poderá ser percebido, tendo em vista os novos componentes curriculares que passarão a compor o fluxograma do curso. O aluno terá mais componentes de Língua Inglesa, o que lhe proporcionará um maior contato com a língua propriamente dita e, em decorrência, a possibilidade de aprofundar seus estudos linguísticos, fundamentais para a atuação do futuro professor de Língua Inglesa. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui, também, um ganho para o licenciando em Língua Inglesa. O aluno terá a oportunidade de fazer uma iniciação à pesquisa de tal forma que poderá se envolver com as áreas de trabalho que circunscrevem o campo dos estudos linguísticos; de forma mais específica naquilo que se refere aos trabalhos sobre o ensino e a aprendizagem de Língua Inglesa e as suas respectivas Literaturas.

Princípios e fundamentos

Visando a uma coerência com o momento atual, considerando- se o perfil da região em que está inserida a Universidade Federal de Uberlândia e, observando-se o disposto nas “Diretrizes Curriculares para os Cursos de Letras”, busca­-se, orientados pelo Projeto Pedagógico de Curso, implementar políticas para a melhoria da qualidade do ensino de língua inglesa em nossa instituição.

Curso de Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa deverá facultar ao estudante o desenvolvimento de uma visão multifacetada de mundo, de maneira que ele possa pautar suas ações baseando-se numa percepção nítida do papel a desempenhar no seu ambiente sociocultural e, consequentemente, a sentir-se como partícipe e co-responsável pela sua formação. Consequentemente, tanto seu senso crítico como sua capacidade empreendedora e de iniciativa serão estimulados e desenvolvidos, melhor capacitando-o para afrontar os desafios da profissão. Ademais, o curso pretende fornecer uma sólida formação acadêmica e o desenvolvimento de competências e habilidades exigidas para uma atuação profissional eficaz.

Assim, os princípios que norteiam a concepção do Curso de Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa fundam-se na formação de professores de língua inglesa e suas respectivas literaturas que se constituam, em primeira instância, como leitores constituídos da sociedade em que atuam, compreendendo a leitura como a constituição do indivíduo em seu universo cultural, político, histórico e linguístico. Nessa perspectiva, o licenciando inserido na esfera social não pode desvincular a relação entre conhecimento formal acadêmico e sua relação pragmática com o cotidiano das práticas sociais.

Perfil profissional do egresso

O egresso do Curso de Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa do ILEEL/UFU, além da formação linguística constitutiva do arcabouço teórico do professor de línguas, deverá ser um profissional que se pretende agente de cidadania no escopo de uma integração indivíduo/sociedade permeado pela constituição do indivíduo na e pela linguagem. Esse terá o perfil de um profissional que procurará sempre uma inter-relação entre o conhecimento e sua cotidianidade social e política, entendendo sua função pedagógica não apenas como uma demonstração de competência técnica, mas, sobretudo, como uma ação política cultural integrada ao grupo social em que vive.

 

Habilitação: 
Licenciatura
Regime acadêmico: 
Semestral com entrada anual
Turno de oferta: 
Matutino, Noturno
Duração: 
4 anos
Prazo mínimo: 
4 anos
Prazo máximo: 
6 anos
Número de vagas oferecidas: 
25 vagas no período matutino e 20 vagas no período noturno. 45 vagas anuais
+55 34 3239-4124 R:4124
Secretaria
Tatiane Batista Macedo
+55 34 3239-4124 R:4124
Endereço: 
Campus Santa Mônica - Bloco 1G - Sala 1G251
Av. João Naves de Ávila - 2121 - Bairro Santa Mônica
Uberlândia - MG - CEP 38408-144
Tópicos: