TCC

por Portal ILEEL
Publicado: 03/07/2018 - 23:36
Última modificação: 06/07/2021 - 14:49

Termo de aceite - Orientação TCC

Normas TCC - Curso Português

________________________________________________________________

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Em consonância com o Artigo 8 da Resolução nº 15/2016 do Conselho de Graduação da UFU e também com o Projeto Institucional, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será um dos componentes curriculares da estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa. Ele deve ser visto como uma prática acadêmica articuladora e integradora dos conhecimentos adquiridos ao longo da graduação, bem como agente de articulação necessária com as atividades de pesquisa das pós-graduações do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL). Torna-se, ainda, a possibilidade de opção por uma determinada especialidade no processo de formação profissional e acadêmica do(a) graduando(a). Conforme o Artigo 18 da referida resolução, o TCC tem como objetivos: “I - estimular a capacidade investigativa e produtiva do graduando; e II - contribuir para a formação básica, profissional, científica, artística e sociopolítica do graduando” (UFU, 2016, p. 4).

Enquanto componente curricular, o Trabalho de Conclusão de Curso será obrigatório e atrelado à disciplina teórica de Escrita de Gêneros Acadêmicos e aos Módulos 1 e 2 de disciplinas práticas de TCC. Ofertada no primeiro semestre, o componente curricular Escrita de Gêneros Acadêmicos, visa promover a inclusão do ingressante no campo dos métodos e gêneros discursivos próprios da reflexão teórico-científica da pesquisa em Letras. Por sua vez, as disciplinas práticas que constituem os Módulos 1 e 2 de TCC são ofertadas no sexto e no sétimo semestres do curso, estando disponíveis a discentes que tenham integralizado 1200 horas de disciplinas, a fim de serem cursadas por alunos com formação suficiente para sustentarem uma discussão acadêmico-investigativa em uma das áreas específicas do curso: estudos linguísticos em língua portuguesa, estudos literários em língua portuguesa ou estudos linguísticos-literários em línguas clássicas. Todas as áreas abrangem, potencialmente, pesquisas didáticas em seus respectivos campos de conhecimento.

Desse modo, o Trabalho de Conclusão de Curso será uma pesquisa individual, orientada por um dos docentes do curso e vinculada a uma das áreas específicas de pesquisa compõem o Curso de Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa, a saber: Estudos Clássicos, Linguística e Língua Portuguesa e Literatura - as quais também organizam as opções disponíveis nos Módulos 1 e 2 de TCC. Assim, ao se matricular em uma das opções de disciplinas que constituem o Módulo 1 de TCC, o discente estará indicando também a área temática de sua pesquisa. A matrícula nas disciplinas do Módulo 2 de TCC estará condicionada ao cumprimento dos pré-requisitos informados no quadro abaixo.  Casos omissos serão avaliados individualmente e resolvidos pelo Colegiado do Curso.  

MÓDULO 1 DE TCC

Código

Nome da Disciplina

Carga Horária

Requisitos

Núcleo ofertante no ILEEL

teórica

prática

total

Pré-requisitos

Co-req.

ILEEL31026

TCC de Estudos Clássicos I

-

60

60

Escrita de Gêneros Acadêmicos; 1200 h de disciplinas.

Livre

NUCLA

ILEEL31027

TCC de Língua Portuguesa e Linguística I

-

60

60

Escrita de Gêneros Acadêmicos; 1200 h de disciplinas.

Livre

NUPLI

ILEEL31028

TCC de Literatura I

-

60

60

Escrita de Gêneros Acadêmicos; 1200 h de disciplinas.

Livre

NUCLIT

MÓDULO 2 DE TCC

Código

Nome da Disciplina

Carga Horária

Requisitos

Núcleo ofertante no ILEEL

teórica

prática

total

Pré-requisitos

Co-req.

ILEEL31029

TCC de Estudos Clássicos II

-

60

60

TCC de Estudos Clássicos I

Livre

NUCLA

ILEEL31030

TCC de Língua Portuguesa e Linguística II

-

60

60

TCC de Língua Portuguesa e Linguística I

Livre

NUPLI

ILEEL31031

TCC de Literatura II

-

60

60

TCC de Literatura I

Livre

NUCLIT

                     

Os resultados do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) serão apresentados sob a forma de artigo, com parecer emitido por especialistas, ou de monografia, com defesa perante banca constituída por especialistas, de acordo com normas específicas a serem elaboradas e aprovadas no âmbito do Colegiado do Curso, com anuência do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do CONSILEEL, para a seguir serem encaminhadas em formato digital para a Diretoria de ensino (DIREN). As normas específicas de TCC deverão indicar a exigência de apresentação de resumo e palavras-chave, no mínimo 02 (duas), para viabilizar o arquivamento do TCC no Repositório Institucional da Universidade Federal de Uberlândia (RI UFU). O Curso está ciente de que todas as pesquisas desenvolvidas na graduação devam estar em conformidade com as normas do Comitê de Ética da Universidade Federal de Uberlândia, tendo este parâmetro como elemento fundamental para a aprovação dos projetos apresentados no âmbito da graduação.

Tópicos: